Belo Horizonte Destaque Gratuito ou a baixo custo

5 rolês gratuitos para fazer na Pampulha

 

A Pampulha, nosso Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, completou 80 anos na última terça (16/05) e, por isso, fiz esse post especial. A região é linda, conta com edificações projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer em seu Conjunto Moderno e possui diversas opções para conhecer e se divertir! 

 

Confira 5 opções gratuitas! 

 

 

Casa do Baile 

 

 

Foto: Diego Martins

 

 

Um dos ícones da Pampulha,  a Casa do Baile, que é o Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, foi idealizada por Juscelino Kubitschek e projetada por Oscar Niemeyer na década de 1940. Sua função original era ser um um pequeno restaurante dançante, de uso mais popular. 

 

Desde 2002, o local produz e abriga exposições, publicações, mostras, seminários, encontros e ações educativas. Atualmente, está em cartaz a “Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile” que percorre a história do espaço desde sua inauguração como restaurante dançante, até a sua atual função. 

 

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Telefone: (31) 3277-7443
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

 

 

 

 

Igrejinha da Pampulha 

 

 

 

Foto: Diego Martins

 

 

O principal cartão postal de BH, a Capela São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, também recebe visitantes. Sua estrutura é bem diferente e conta com a marca inventiva e única de Oscar Niemeyer. Sua construção foi concluída em 1945, mas só em 1959 que ela foi consagrada como templo religioso. 

 

Em Outubro de 2021, a capela foi elevada ao título de Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis. Por lá, você pode participar de missas, marcar batizados e casamentos. Além, claro, de ver sua linda fachada, sem agendamento prévio. 

 

Contato telefônico para questões pastorais (agendamento de presença para assistir às Missas, casamentos, batizados e afins): (31) 98876-3047 ou pelo e-mail [email protected]

 

As missas são realizadas, sempre , aos domingos às 7h, 10h30 e 18h com número limitado de participantes.

 

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha

Informações: 3441-1198

 

 

Museu de Arte da Pampulha (MAP)

 

 

Foto: Ricardo Laf/PBH

 

 

Aberto em 1943 para ser um cassino, o espaço foi posteriormente adaptado para ser sede do Museu de Arte. Inaugurado em 1957, reflexo da expansão urbana, populacional e cultural de Belo Horizonte. Hoje, conta com um acervo de aproximadamente 1.400 obras em reserva técnica e abriga exposições e diversas ações artísticas, educativas e culturais. Além disso, possui um auditório com capacidade para 170 pessoas.

 

O seu modelo de curadoria voltado para a produção em Arte Contemporânea, com ênfase nos trabalhos que dialogam com o patrimônio arquitetônico e paisagístico da Pampulha. O Museu possui uma programação anual de exposições que mostram, além do acervo da instituição, a produção artística contemporânea brasileira.

 

Atualmente, somente os seus jardins frontais estão liberados para visitação! Criados pelo paisagista Roberto Burle Marx, têm como característica principal a composição de desenhos, formas e cores desenvolvidas com o uso de plantas da flora brasileira.

 

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha

Telefone: (31) 3277-7946

 

 

 

Parque Ecológico 

 

 

Foto: Qu4rto Studio

 

 

 

Uma outra opção para espairecer na Pampulha, além da orla da Lagoa, é o Parque Ecológico Francisco Lins do Rego que foi inaugurado em 2004. Ele conta com 30 hectares de área verde. 

 

Por lá, você pode fazer caminhada, andar de bicicleta, praticar slackline, fazer piquenique e descansar. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, monumento inaugurado em 2009 em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

 

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 – Pampulha

Telefone: (31) 3277-7439

Funcionamento:  terça a domingo das 8h30 às 17h.

 

 

Iate Tênis Clube 

 

 

Acervo Embratur

 

Engana-se quem pensa que tudo no Iate Tênis Clube é pago. A visitação dos painéis de Cândido Portinari é totalmente gratuita! 

 

O seu edifício está localizado na borda do lago e lembra muito um grande navio às suas margens. Essa intenção revelada em seu projeto pelo deck em forma de proa é o elemento vertical que o adorna, que lembra um mastro para velas. 

 

Internamente, prevalecem as formas livres que tanto agradavam a Niemeyer, abrigando no primeiro andar espaços como garagem de barcos, lavanderia e vestiários, e, no segundo piso, o salão de festas, o restaurante e o palco para orquestra. Estes espaços guardam também as telas “Jogo” (ou “Suicídio da Consciência”), de Cândido Portinari, e “O Esporte”, de Roberto Burle Marx. Do seu terraço, tem-se uma vista privilegiada para os outros bens do Conjunto, como o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.

 

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 1350 – São Luiz

Telefone: (31) 3490-8400

Funcionamento: terça e quinta das 7h às 23h, quarta e sexta das 7h às 18h, sábado e  domingo das 7h às 19h

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.