Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Teatro Feluma apresenta Exposição “Carne Crua, do Artista plástico Miguel Gontijo

O Teatro Feluma apresenta a partir do dia 11 de abril, próxima segunda-feira, a nova série de trabalhos do artista plástico Miguel Gontijo, “Carne Crua”. A mostra reúne 24 trabalhos inéditos, pintados nos últimos quatro anos, que refletem e instigam a visão do artista sobre a incessante e inalcançável busca do ser humano pelo sucesso. As obras ficarão expostas no Foyer do Teatro para visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, mediante retirada antecipada de ingresso na Sympla.

 

Conforme define Miguel Gontijo, “Carne Crua” é uma sátira contemporânea, feita com humor e ironia. “Essa exposição é um projeto que iniciou com a minha exposição, em 2018, chamada “Babel”. Em “Babel” eu tratei do excesso de informações em que vivemos e nos perdemos dentro dele. Em “Carne Crua”, essa situação se particulariza. Essa mostra fala-se dos desejos individuais de uma pessoa de sobressair-se e dar certo, de algum modo, em sua vida. Fala-se de ilusões, sonhos, na luta inglória e quase sempre perdida, dos inalcançáveis padrões sociais”, explica o artista.

 

A série é contemplada por 19 pinturas acrílica e óleo sobre tela, três pinturas em madeira e um livro pintado em acrílico, óleo e bico de pena, dotadas de recursos estéticos e um alto nível intelectual que impressionam o observador, característica marcante na obra de Miguel Gontijo. O domínio de diversas técnicas é visto nos detalhes meticulosos das obras, que mais uma vez, conversam com o caos do mundo. Eu pintei esses quadros para armar o palco, pois é muito cantado que gente nasce para brilhar e é na busca desse brilho (ausente) que coloco o meu foco. Esses quadros são para todos nós que passamos por essa vida sonhando e vimos o palco iluminado, enquanto atuamos nas ribaltas”, conta Miguel.

 

FOTO: CLARA GONTIJO
FOTO: CLARA GONTIJO

 

 

Para Jair Raso, curador do Teatro Feluma e da exposição “Carne Crua”, a obra de Miguel Gontijo ultrapassa o que hoje é considerado moderno. “Miguel devora o mundo à sua volta. E pessoas. E também devora o mundo distante que só ele vê. E nos devolve a sua antropofagia, sua “holofagia”, transmutada em arte: bela ou feia, ou erótica. Inusitada, original, um sonho, um pesadelo, comportada ou irreverente. E sempre, sempre provocadora. Miguel mistura maestria com o sagrado e o profano, pois sabe que somos feitos dessas suas farinhas. Se o ano fosse 1922, estaríamos falando de Oswald, Márcio, Tarsila e Miguel. Felizmente estamos em outro século para perceber que Miguel ultrapassa o moderno, define Jair Raso, que no dia 11 de abril, às 19h30, irá mediar um bate-papo com o artista Miguel Gontijo sobre o contexto da sua obra. O debate será presencial e aberto ao público (necessário retirar ingresso na Sympla), com transmissão online pelo canal no YouTube do Teatro Feluma.

 

Mais informações:

SERVIÇO:

Exposição “Carne Crua”, de Miguel Gontijo

Foyer do Teatro Feluma

Alameda Ezequiel Dias, 275 – 7° Andar – Centro, Belo Horizonte/MG

 

Abertura

Dia 11 de abril (segunda-feira), às 19h30

Bate-papo com artista Miguel Gontijo

Aberto ao público (presencial e com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Teatro Feluma)

Acesso mediante retirada antecipada de ingresso na Sympla

https://bileto.sympla.com.br/event/72435

 

Visitação (a partir do dia 12/04)

Segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Acesso mediante retirada antecipada de ingresso na Sympla

https://bileto.sympla.com.br/event/72435

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.