Belo Horizonte Culturaliza Em casa Eventos Gastronomia Música Shows Teatro

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Durante os dias, 11, 12 e 13 de dezembro, acontece pela primeira vez de maneira simultânea em todas as regiões do país o “Festival Fartura Gastronomia Du Brasil”, com ações presenciais em restaurantes e mais de 50 horas de conteúdos online de dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows musicais e teatro. Em Belo Horizonte haverá cinco ações em cinco restaurantes diferentes, além de uma, longa programação online.

Essa edição do Festival demonstrará ainda mais a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira, mostradas por meio do caminho dos ingredientes em “Da Origem ao Prato”. Além do cuidado e da atenção, seguindo os protocolos de prevenção em relação ao Covid-19.

MENU DU BRASIL

Antes do evento, 30 chefs das quatro regiões Brasil se encontraram e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante o Festival os pratos desse menu poderão ser experimentados, no restaurante de cada chef participante, por aqueles que estiverem nas cidades de: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre. Os pratos também poderão ser entregues por delivery.

Em BH, é possível participar nos restaurantes: Xapuri, com o menu criado por Flávio Trombino e Janaína Rueda, de São Paulo; O Jardim, com pratos da dupla Caio Soter e o paraense Saulo Jennings; D’Agostim Di Paratella, que terá menu assinado por Matheus Paratella e Ronny Peterson, de Brasília; Caê com os pratos de Caetano Sobrinho e Eduardo Campelo (CE);  e no D’Artagnan, será possível experimentar os pratos da dupla Marise Rache e Marcelo Gonçalves, do Rio Grande do Sul.

Para reforçar o conceito do projeto, da Origem ao Prato, os ingredientes escolhidos foram típicos de cada cidade e compõem os menus dos chefs que representam essas cidades, os ingredientes foram: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana.

O público poderá assistir a realização das receitas, em BH,  através do site do Projeto Fartura, durante os dias de festival.

FARTURA DE AMOR

Está será a 3º edição do Fartura de Amor que é quando os chefs se reúnem para cozinhar para quem mais precisa, os 30 chefs que estarão presentes em BH cozinharão juntos mais de Duas mil refeições que serão doadas à população carente.

 

PROGRAMAÇÃO ONLINE

A programação online do Festival poderá ser acompanhada através do site oficial do Projeto Fartura, e conta com diversos conteúdos. Confira a programação abaixo:

 

LANÇAMENTO: Para o lançamento do evento, grandes chefs foram convidados, como: Manu Buffara e Beth Brandão, Thomas Troisgos e Fred Trindade, Janea Guimarães e Flávia Quaresma preparam menus especiais. O desenvolvimento dos pratos e interação com os chefs, bem como as receitas produzidas, foram registrados e estão disponíveis em vídeo no site.

 

DICA DO CHEF: Nesta seção, os 30 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis e preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos.

 

RECEITAS DU BRASIL – DA ORIGEM AO PRATO: Através de lives nas redes sociais do Projeto Fartura, um chef de cada estado do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura. Entre os participantes estão: Mônica Rangel, do Rio de Janeiro; Lia Quinderé, representando o Ceará; a paulista Ana Luiza Trajano; Rodrigo Bellora, do Rio Grande do Sul; Deocleciano Brito entra online do Acre; Denise Ronhelt de Roraima, entre outros.

 

MERCEARIA FARTURA: Desta vez, a Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores de todos os estados brasileiros. Serão 45 produtores, com: queijos artesanais mineiros, farofa de castanha, chambari e buchada, produtos de jabuticaba, café, cacau, cachaças entre outros.

 

EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO: A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento.

 

CULTURA: Para complementar a programação, o festival conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais que também fazem referência a todas as regiões do Brasil. Entre os nomes confirmados estão: Toquinho, Toninho Horta, Pata de Elefante, Pedro Martins e Michael Pipoquinha, Lucas Estrela e Manasés de Sousa.

 

SERVIÇO:

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Data: 11, 12 e 13 de dezembro

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

Programação online: www.farturabrasil.com.br

OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc.).

Para mais informações: 

Instagram.com/FarturaBrasil

Facebook.com/FarturaBrasil

Deixe o seu comentário

Maristela Chaves
Fragmentos de uma capricorniana influenciada pela música pop, que ama aprender coisas novas, que canta para distrair a mente e com síndrome de escritora nas horas vagas.