Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

“Por trás do tapume” de Mariângela Haddad na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

Belo Horizonte, recebeu no dia 8 de Maio a exposição “Por trás do tapume” de Mariângela Haddad na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, a mostra irá ficar até o dia 24 de junho.

O comércio coberto por tapumes no bairro Sion, em Belo Horizonte, é descoberto pela lente da artista visual e arquiteta, Mariângela Haddad, em uma série de 11 fotografias e duas montagens fotográficas que compõem a exposição.

 

 A pesquisa da artista ultrapassa a função básica da fotografia, que seria a fotografia de registro, para encontrar uma fotografia expressiva; revela a vida que pulsa nos espaços destinados à transformação arquitetônica. Assumindo o papel do flâneur, Mariângela vaga pelas ruas da cidade com o objetivo de experimentá-la, atenta às suas tonalidades, um exercício de deriva que se firma na descoberta e documentação fotográfica de espaços sujeitos às mudanças do crescimento urbano. O ensaio é, assim, resultado da coleta de memórias que permeiam esses espaços, do dia a dia das pessoas que ali vivem e trabalham, com a consciência de que novas histórias serão construídas.

 

Nas obras existe uma rica textura visual, provocada pelas marcas espontâneas deixadas durante um longo período de tempo nos ambientes fotografados. É possível verificar diversos recados e anotações nas paredes ou em papeis fixados em todo tipo de suporte; recortes de jornais; calendários; manifestações de religiosidade ou fanatismo esportivo; acúmulo de material de trabalho, linhas, tecidos, espumas; paredes descascadas e outros sinais de precariedade. 

 

A mostra “Por trás do tapume” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Exposição “Por trás do tapume” – Mariângela Haddad na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura 

Quando: 8 de maio a 24 de junho de 2018.

Horas: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Onde: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Quanto: Entrada gratuita 

Informações:  (31) 3289-8900 www.casafiatdecultura.com.br

Deixe o seu comentário