Culturaliza Dicas Exposições Gratuito ou a baixo custo

Sesc Palladium Recebe Exposição “Cartografia Imaginária: A Cidade E Suas Escritas”

Sesc Palladium, recebe a exposição “Cartografia imaginária: a cidade e suas escritas” um olhar contemporâneo sobre a história urbana, literária e visual de Belo Horizonte. É o que propõe a exposiçãoque tem curadoria de Marconi Drummond: artista visual, curador, designer gráfico e gestor cultural, e Maurício Meirelles: escritor, arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da UFMG em 1992.

 

A exposição foi inaugurada na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium, no dia 11 de maio, às 18:30, que faz parte do eixo temático Língua Portuguesa, que vem norteia a programação do Sesc Palladium até o dia 8 de julho. As atividades foram selecionadas a partir do reconhecimento do idioma como patrimônio imaterial, pensando a memória social, afetiva e geográfica da língua. Outro caminho para a definição das atrações foi a percepção do português também do ponto de vista crítico, como importante marco civilizatório calcado numa palavra viva e dinâmica.    

 

Baseada na ideia de “mapas literários”, a mostra Cartografia Imaginária: a cidade e suas escritas, investiga as relações entre cidade concreta e cidade imaginária, num jogo de significados que envolve afirmações e ausências, contaminações e recusas. Explorando interseções da literatura com outras linguagens artísticas, seu objetivo é mostrar como – paralelamente ao espaço urbano e às formas objetivas de representá-lo – uma outra cidade, feita de palavras e imagens, vem sendo construída pela imaginação de seus narradores.
A partir de um acervo múltiplo, constituído por elementos iconográficos (mapas, pinturas, fotografias, lambes, stickers etc.), literários (primeiras edições de livros, jornais e revistas; poemas e trechos de narrativas), audiovisuais (vídeos, animações) e de artes visuais, a intenção da curadoria é lançar um olhar contemporâneo sobre a história urbana da capital.

 

A exposição faz parte de um projeto mais amplo, chamado Belo Horizonte: cidade literária, uma plataforma de ações culturais transdisciplinares que discutem o espaço urbano e as escritas produzidas sobre a cidade.

 

Programe-se!                                              

Quando: de 12 de maio a 08 de julho de 2018.

Horas: de terça à domingo, das 09:00 às 21:00 h.

Onde: Galeria de Arte GTO, Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, n o 420, Centro.
Belo Horizonte, MG.

Quanto: Gratuito.

Informações: www.sescmg.com.br. Telefone: (31) 3270-8100.

 

Deixe o seu comentário