Culturaliza Dicas Exposições

Exposição Labirinto de Christus Nóbrega

A exposição Labirinto, do artista plástico Christus Nóbrega, chega à Galeria Mari’Stella Tristão na próxima semana. Composta por fotografia, foto-instalação, foto-objeto, vídeo-instalação e escultura, a mostra revisita o álbum de família, com obras inéditas em renda. Em seu trabalho, o artista revisita o álbum de família, a história social de um lugar e apresenta obras inéditas que têm a Renda Labirinto primordialmente como matriz. Trata-se de uma construção material humana, que propõe um labirinto que concretiza a existência de trajetos sinuosos, combinando formatos como o de espiral e o de trança.

 

Christus Nóbrega é Artista e Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais (VIS), do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e Mestre em Arte Contemporânea pela UnB, onde leciona e orienta nos cursos de Pós-Graduação em Artes, segundo o artista a exposição está organizada em órbitas gravitacionais e zonas de aproximação que permitem múltiplos percursos e têm concepção expográfica do arquiteto Gero Tavares. “A disposição das obras acontece como um arquivo e acesso de nossa própria memória, sempre de forma tridimensional, não linear e nebulosa”.

 

O labirinto é um tipo de renda de linho feita, exclusivamente, por mulheres. De origem europeia, a produção se estabeleceu em Chã dos Pereira, na Paraíba, cidade que fica há cerca de 40 minutos de João Pessoa, onde nasceu Christus Nóbrega. Segundo o artista, as mulheres riscam sobre o linho um desenho e escolhem algumas zonas para desmancharem a trama do linho. “Primeiro, existe uma ideia de desmantelar o linho. Depois, essas mulheres desfiam parte do tecido e começam a reconstruir essa trama com os bordados, que acabam virando flores ou ornamentos. Então, o processo do labirinto é o desmantelamento e a reconstrução dessa trama”, explica.

 

Cinara Barbosa, curadora da exposição, conta que vem “participando por meio da observação dos processos desde quando se iniciou a pesquisa. Trata-se de aprendizado contínuo de encantamento, de surpresas e revelações de uma história que parece não acabar e nos levar para outros caminhos nesse labirinto que reúne a força de mulheres na condução de seus destinos e de sua sobrevivência”.

 

Abaixo informações sobre a exposição:

 Exposição Labirinto de Christus Nóbrega

Quando: 20 de dezembro a 4 de março

Onde: Galeria Mari’Stella Tristão

Quanto: Entrada Gratuita

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.