Nesta sexta-feira a Academia Mineira de Letras promove a palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com o escritor Cláudio Aguiar.
Aguiar pretende abordar a vida e a obra de Josué Montello. nascido em São Luís em 1917 e morto no Rio de Janeiro em 2006, Josué de Sousa Montello foi jornalista, professor, teatrólogo e escritor. Trabalhou como diretor da Biblioteca Nacional, do Museu da República e do Serviço Nacional de Teatro. Escreveu para a Revista Manchete e o Jornal do Brasil, além de trabalhar no governo do presidente Jucelino Kubitschek. Além de ter suas obras traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e sueco.
Partindo dos romances “Largo do Desterro” e “Os tambores de São Luis”, Cláudio Aguiar propõe contar a trajetória do escritor maranhense, destacando a sua condição de contador de histórias, abrangendo os romances, as novelas, os textos infantis e infanto-juvenis e o teatro. Destaca as suas narrativas como obras voltadas para a epopeia maranhense, o veio fundamental de sua obra literária.
Graduado pela Faculdade de Direito do Recife e Doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha), Cláudio Aguiar, foi Diretor Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (Recife), além de ser membro da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Carioca de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Pertence ao PEN Clube do Brasil, do qual é seu atual presidente.
Abaixo mais informações sobre a palestra
Palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com Cláudio Aguiar
Quando: 10 de Novembro
Hora: 19h30
Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes –
Quanto: Entrada Gratuita