Culturaliza Dicas Diversão

Palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com Cláudio Aguiar

Nesta sexta-feira a Academia Mineira de Letras promove a palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com o escritor Cláudio Aguiar.

 

Aguiar pretende abordar a vida e a obra de Josué Montello. nascido em São Luís em 1917 e morto no Rio de Janeiro em 2006, Josué de Sousa Montello foi jornalista, professor, teatrólogo e escritor. Trabalhou como diretor da Biblioteca Nacional, do Museu da República e do Serviço Nacional de Teatro. Escreveu para a Revista Manchete e o Jornal do Brasil, além de trabalhar no governo do presidente Jucelino Kubitschek. Além de ter suas obras traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e sueco.

 

Partindo dos romances “Largo do Desterro” e “Os tambores de São Luis”, Cláudio Aguiar propõe contar a trajetória do escritor maranhense, destacando a sua condição de contador de histórias, abrangendo os romances, as novelas, os textos infantis e infanto-juvenis e o teatro. Destaca as suas narrativas como obras voltadas para a epopeia maranhense, o veio fundamental de sua obra literária.

 

Graduado pela Faculdade de Direito do Recife ​ e Doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha), Cláudio Aguiar,​ foi Diretor Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (Recife), além de ser membro da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Carioca de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Pertence ao PEN Clube do Brasil, do qual é seu atual presidente.

 

 

Abaixo mais informações sobre a palestra

Palestra “Cenário de um contador de histórias – a poética de Josué Montello”, com Cláudio Aguiar

Quando: 10 de Novembro

Hora: 19h30

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes –  

Quanto: Entrada Gratuita

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.