Culturaliza Dicas Diversão Teatro

Espetáculo “Ondas de onde Parto”

Entre os dias 10, 11 e 12 de novembro a capital mineira recebe o espetáculo “Ondas de onde Parto”, espetáculo inédito com direção de Fernando Barcellos e dramaturgia de Letícia Andrade, um solo da atriz Mariana Rabelo que estreia no festival BH In Solos, nele a atriz mistura recortes autobiográficos e narrativas de outras mulheres para construir pontos de vista sobre diferentes momentos da maternidade, como o parto, a amamentação e a criação. O espetáculo surgiu a partir da mobilização de três artistas belo-horizontinos, Barcellos, Rabelo e Letícia Castilho, que integram o Coletivo Sala Vazia. A proposta do coletivo é trabalhar solos com concepção e direção coletiva, atravessando as linguagens do teatro, da dança e do circo em pesquisas autobiográficas e narrativas de si.

 

Fernando Barcelos buscou apresentar em Mãe Solo, o desejo de construir um espetáculo que abordasse a temática da maternidade, e que pudesse tocar de forma mais profunda em questões recorrentes, mas que destoam da imagem utópica materna. Para além da “maternidade de comercial de margarina”, interessa à atriz temas como as transformações radicais e dolorosas (de corpo e de alma) que a mulher sofre no processo de tornar-se mãe, o abandono masculino em etapas cruciais deste processo, e os momentos de rejeição que podem existir por um ser que a mulher nem conhece, mas já ama. 

 

 O sucesso desta micropeça, “Mãe Solo”, levou o coletivo a desdobrar o processo, que seguiu dirigido unicamente por Barcellos, culminando no espetáculo “Ondas de onde parto”, que estreia em novembro no BH In Solos. Para compor a equipe de criação, Barcellos e Rabelo entenderam que fazia-se necessária a presença de uma dramaturga, mulher, mãe, para que as questões abordadas pudessem ser potencializadas. Entrou em cena então Letícia Andrade, celebrada dramaturga mineira que assina a autoria de obras relevantes para a cena teatral da cidade, tais como Medeiazonamorta (do Grupo Teatro Invertido) e Cara Preta (da Maldita Cia. de Investigação Teatral, companhia na qual Barcellos atuou ente 2013 e 2015.

 

 

Abaixo mais informações sobre o espetáculo:

Espetáculo “Ondas de onde Parto”

Quando: 10 a 12 de Novembro

Hora:  20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)

Onde: Teatro de Bolso do Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia  

Quanto: R$10 inteira e R$5 meia

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.