Mais um dia de carnaval em BH e o Culturaliza segue na saga das indicações dos blocos para ninguém ficar de fora. Abaixo mais uma listinha, com várias dicas boas.
8h: Bloco Abalô-Caxi

O bloco Abalô-caxi, novo nome do Alô, Abacaxi, nasceu de uma reunião despretensiosa entre amigos, em 2017. Coletivo de experimentação e bloco de Carnaval tropicalista LGBTQIAP+, o cortejo sai sempre na manhã de domingo, defendendo que a cidade seja um elemento democrático de encontros e trocas, onde os corpos sejam livres para performar e exercer suas individualidades. O repertório do bloco passeia pela Tropicália e pela MPB, de maneira geral. Na bateria, que segue o cortejo no asfalto, cerca de 200 instrumentistas vão dar o som pelas ruas de BH. A concentração será ás 08:00 na Rua Dos Tamoios, 369, Centro.
8h: Pena de Pavão de Krishna
8h: Bloco da Esquina
Ao falar de MPB e Belo Horizonte, não poderia faltar referências ao movimento musical Clube da Esquina. O Bloco da Esquina se dedica a transformar as canções de Lô Borges, Milton Nascimento e Beto Guedes em marchinhas carnavalescas. O Bloco está previsto para desfilar no Pompéia, dia 02/03/25 com início da concentração às 08:00, na avenida Dos Andradas, 3566.
10h: Bloco do Batiza
O Batiza é bloco que sai do bairro Floresta, e reúne tudo o que é preciso para um carnaval de raiz: fantasias, marchinhas e versões carnavalescas de músicas famosas que vão do mpb ao funk. A concentração será ás 10:00, na Rua Marechal Deodoro, 215, Floresta.
13h: Bloco da Fofoca – Carimbó

O Bloco da Fofoca leva releituras do carimbó para o Carnaval de BH! O gênero do Norte do Brasil, que tem origens e referências indígenas, africanas e portuguesas, ganha uma identidade nova para o desfile carnavalesco! A concentração é ás 13:00, na avenida Assis Chateaubriand, 781, Centro.
15h: Furacão Trembase
O Bloco Furacão TREMBASE desembarca nas ruas do Carnaval belorizontino para celebrar a música eletrônica e a cultura LGBTQIAPN+, com foco nos gêneros eletrônicos brasileiros e latinos. Criado em 2019, a TREMBASE é um coletivo mineiro de música eletrônica que busca explorar e democratizar o espaço urbano da cidade, promovendo eventos vibrantes e inclusivos. O Bloco Furacão TREMBASE é uma extensão desse projeto, levando a energia e expressividade dos eventos da TREMBASE para o Carnaval de rua de BH. Com 15 profissionais envolvidos, entre produção, DJs e performances visuais, o cortejo será realizado com um mini trio, equipado com som mecânico, para trazer ao público uma experiência imersiva de música eletrônica, dança e festa, celebrando a diversidade e a liberdade da cultura LGBTQIAPN+. O Bloco está previsto para desfilar pelo bairro Floresta, com início da concentração às 15:00, na Praça Zamenhof, 10, Floresta.
16h: Bloco Eleganza
Eleganza é um coletivo de Belo Horizonte formado por LGBT+s que visa valorizar e dar espaço para a cena Drag Brasileira, surgiu em meados de 2013 e vem crescendo desde então, já passaram mais de 200 artistas, mais de 10 cidades, produzimos cerca de 12 festas por ano com publico que varia de 500 a 1 mil pessoas. A concentração será ás 16:00 na Rua Itajuba, 268, Floresta.
Então bora aproveitar com responsabilidade. Nos vemos em algum bloco por aí!