Belo Horizonte

Janeiro chega repleto de atrações nos equipamentos culturais da Pampulha

Não vão faltar opções para vivenciar experiências artísticas, educativas e culturais nos equipamentos museais da Pampulha em janeiro. O ano já começa com intensa agenda de atrações, com atividades para todos os públicos que abarcam brincadeiras lúdicas, exposição, visitas mediadas, oficinas e bate-papo.

 

Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha,  realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulhao Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.

 

 

 

 

Durante todo o mês de janeiro, os visitantes do Museu Casa Kubitschek poderão conferir o novo módulo da exposição“Trama: processos educativos na Pampulha”, intitulado “O lazer que mora em mim”. A mostra se inspira na vocação do território que, em 1943, foi criado, em volta da Lagoa da Pampulha, um bairro de recreio.  Em 2023, inspiradas pela trajetória do Conjunto Moderno da Pampulha, as mulheres integrantes do grupo Bordando Memórias desenvolveram trabalhos que apresentam o lazer realizado por elas. Andar de bicicleta, apreciar a paisagem, ler, viajar, caminhar, estar com a família e bordar são alguns destes momentos de prazer e descanso vivenciados pelas bordadeiras e que tomam forma nas obras expostas. A exposição pode ser conferida, de quarta a domingo, das 10h às 18h.

 

No dia 13 de janeiro, às 15h, o público pode participar da ação “Férias na Pampulha: Visita Mediada aos Jardins de Burle Marx – Edição Especial: oficina agroecológica de produção de bombas de sementes”. Nesta visita, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas. A concepção plástica de grande liberdade e o rigor botânico fizeram dos jardins de Burle Marx um marco na história do paisagismo.  Em janeiro, na programação Férias na Pampulha, o Educativo do MCK realiza uma oficina agroecológica de produção de bombas de sementes como forma de promover a educação ambiental que tanto se fez presente no trabalho de Roberto Burle Marx como paisagista.Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected].

 

 

Percursos Pampulha
Foto: Veronica Manevy

 

 

A criançada vai cair na brincadeira nos jardins da Casa do Baile com a ação Tardes Líquidas, dentro da programação do Férias na Pampulha. A atividade será realizada sempre às 14h, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, com brincadeiras que exploram, de forma lúdica e sensível, as relações entre corpo, arquitetura e a paisagem da Pampulha. Parte dessas brincadeiras envolve a água, como a realização de oficinas de bolhas de sabão, “guerra” de balões d’água  e chuveiros nos jardins. No dia 23 de janeiro, especialmente, o Tardes Líquidas realiza a Edição Azul, voltada para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) e suas famílias.

 

 

As vagas são limitadas, com inscrições prévias, e são voltadas para crianças até 10 anos de idade, acompanhadas por um adulto responsável, durante toda a programação. Os inscritos devem trazer lanche, roupas de banho, toalha e filtro solar. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].

 

 

Agenda da Casa do Baile, MAP e MCK inclui programação especial de Férias na Pampulha, além de exposição, ateliês artísticos, visita mediada e bate-papo com Leda Maria Martins na Casa Fiat de Cultura.

 

 

Mais informações:

Museu Casa Kubitschek – [email protected]

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – [email protected]

Museu de Arte da Pampulha –  [email protected]

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.