Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Flac – Feira Livre de Arte Contemporânea

A FLAC – Feira Livre de Arte Contemporânea vem desde 2017 promovendo a aproximação do público com o universo das artes visuais de Minas Gerais. Sua 3ª edição, que acontece de 23 a 26 de novembro na Galeria Mama / Cadela não vai ser diferente. Em formato inédito, a Flac promoverá uma exposição de artistas mineiros selecionados por meio de convocatória, além de promover ações educativas, como mini oficinas, visitas temáticas e rodas de conversas.

 

 

Daura Campos Era Uma Vez Uma Lua Cor-de-rosa

 

 

Júlio Martins (editor, escritor e professor, mestre em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG) e Soraya Martins (atriz, professora de literatura brasileira, pesquisadora, crítica e curadora de teatro) compõem a Comissão Curadora responsável por selecionar os artistas desta edição. “Nos empenhamos em viabilizar ao máximo a rica diversidade de propostas artísticas evidenciada nas inscrições. Estamos instigados pela experiência de montar uma exposição coletiva com os artistas selecionados”, conta Julio. “Estar na curadoria da terceira edição da FLAC é a possibilidade de submergir no universo sensível, crítico, subjetivo e objetivo das/os artistas, para dessa imersão dar a ver fazeres criativos tecidos por miradas de muitos olhares e com muitas e várias mãos em ação”, completa Soraya.

 

 

Mais sobre cada artista, obras à venda e outras informações no site da FLAC https://flac.art.br/

 

 

Com o tema ‘arte contemporânea e imediações’, a proposta para as ações educativas desta edição é construir diálogos transversais sobre o ofício do artista e os desdobramentos que desse lugar se originam. Experimentações e pensamento crítico acerca do cenário cultural atual, artista,  obra,  tempo, memória,  territórios, identidade, diversidade, processo artístico e outros lugares possíveis para o artista, serão premissas para as visitas temáticas: mediação de bolsa, mini oficinas e rodas de conversa.

 

“Nesta edição daremos protagonismo a alguns artistas que participaram da primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea, tanto abordando suas obras nas ações educativas, quanto com a participação presencial de Luana Vitra, Marcel Diogo e Rafael Perpétuo nas rodas de conversa, em que irão partilhar com o público as imediações em torno da arte contemporânea que hoje atravessam suas trajetórias” conta a coordenadora Marci Silva.

 

 

Dri Santana/BENZEDEIRA

 

 

Abaixo programação completa:

23/11 – Quinta-feira, 18h

Abertura da exposição da FLAC na Galeria Mama / Cadela, com projeções de NEEMS, bar com comidinhas e bebidas e sets do Dj Rasfael passeando por vários estilos: do Funk ao Rap, do Punk ao Eletrônico passando pela França, Jamaica e muita Brasilidade.

 

24/11 – Sexta-feira 

De 10h30 a 11h_Visita temática: Mediação de Bolsa “O artista está presente”

De que maneira um corpo se faz presente? Convidamos os visitantes a refletir sobre a “presença” do artista a partir de um recorte da exposição, focando em algumas obras e conceitos-chave que serão premissas para um diálogo com os educadores.

 

11h a 12h_Mini Oficina “O corpo desenha” [público infantil]

A oficina propõe a percepção do corpo e suas características, partindo de movimentos corporais rotineiros para compreender o desenho no espaço; linhas, curvas, formas, cores, movimento. A partir dessa motivação os participantes irão ilustrar com o desenho corporal algumas histórias que serão narradas pelos educadores.

 

De 15h a 15h30_Visita temática: Mediação de Bolsa “Processos artísticos e suas ramificações”

Os visitantes receberão uma bolsa com o tema “Processos artísticos e suas ramificações”, contendo elementos diversos que serão dispositivos e ferramentas para serem utilizadas durante o percurso de visitação. Ao final do percurso o educador irá propor um diálogo com os visitantes sobre a experiência e suas descobertas em torno do tema proposto.

 

De 16h30 a 17h30_Mini Oficina “Assemblage: Desdobramentos da matéria” [público livre]

Assemblage é um termo francês que significa “montagem”. Na assemblage materiais variados podem ser incorporados a uma obra de arte, por colagem ou encaixe.

Minério de ferro, ferro e ferrugem são alguns dos materiais que serão utilizados para construção de assemblages na oficina “Assemblage: Desdobramentos da matéria” que tem como referência o trabalho da artista mineira Luana Vitra.

 

19h_Roda de conversa com Rafael Perpétuo 

“arte contemporânea e imediações: Arte além do fazer (carreira e outros modos de ser artista)”

 

24/11 – Sábado

De 11h a 11h30_Visita temática “Pensamento criador – O público e suas inquietações”

Tendo como referência o livro “O espectador emancipado” do filósofo Jacques Ranciére, esta visita irá construir um diálogo com os visitantes a partir de questões que atravessam a experiência com o espaço expositivo, os artistas e suas obras, propondo uma troca de saberes e perspectivas do ponto espacial e teórico onde se encontram esses corpos  atuantes.

 

De 14h a 15h_Mini Oficina “Poema objeto: dentro e fora do texto” [público livre]

No poema objeto, o texto sai do papel, comunica-se a partir de sua própria estrutura, sendo seu formato imprescindível para expor as ideias. É partindo dessa premissa que os participantes serão convidados a elaborar novas escritas que se reconfiguram em objetos tridimensionais e outras expressões, por meio de textos e objetos de uso cotidiano,  possibilitando a utilização de recursos do design e das artes visuais.

Serão apresentadas, por meio de imagens, algumas obras de artistas que se debruçaram sobre essa forma de expressão artística: Márcio Sampaio, Edith Derdyk e Paulo Bruscky.

 

De 15h30 a 16h_Visita temática: Mediação de bolsa “Ancestralidade”

Os visitantes receberão uma bolsa com o tema Ancestralidade, contendo elementos diversos que serão dispositivos e ferramentas para serem utilizadas durante o percurso de visitação. Ao final do percurso o educador irá propor um diálogo com os visitantes sobre as experiências e descobertas em torno do tema proposto.

 

19h_Roda de conversa com Marcel Diogo 

“Entre o alívio e o constrangimento, o que não é visto nas imediações”

Um rio é uma coletividade. Abarca águas, terras, vento, ar, seres, o que se vê, o não visto… Um olhar seco enxerga apenas superfície e corpo-d’água. O submerso também flui. Mergulhar exige coragem. A nau da colonização afoga diferenças e, embora tente esconder, no espelho d’água boiam diversos corpos.

 

26/11 – Domingo

De 11h a 12h_Mini Oficina “Carimbaria: recriando imagens com elementos da natureza” [público infantil a partir de 5 anos]

Carimbaria é um convite à conexão com a natureza a partir da utilização de técnicas artísticas variadas, tendo como ponto chave os materiais orgânicos para experimentações e feituras.

 

De 14h a 14h30_Visita temática “Paulo Nazareth e o corpo como território”

A visita temática propõe uma conversa sobre o corpo território como um conceito na Arte Contemporânea brasileira utilizando, como referência, o trabalho “Notícias da América” do artista Paulo Nazareth, artista participante da FLAC 2017.

 

De 16h a 16h30_Visita temática: Mediação de Bolsa “Chronos e Kairós: Como nos relacionamos com o tempo nos dias atuais?”

A experiência relacional com o tempo é percebida e discutida a partir de imagens que referenciam a instalação intitulada Posta, da artista Nydia Negromonte,  exposta na 30ª Bienal de São Paulo. A obra, de 2012, foi realizada a partir do encapamento com argila crua de aproximadamente 90 quilos de hortaliças, reunidas sobre uma grande mesa de madeira.

A mediação de bolsa propõe ao visitante uma reflexão sobre o tempo na arte contemporânea a partir de uma bolsa cheia de objetos, imagens e trechos de textos disparadores para uma visita temática autônoma e investigativa. Ao final da visita, os visitantes entregam a bolsa ao educador, juntamente com suas sensações e apreensões oriundas dessa experimentação.

 

De 18h a 19h30_Roda de conversa com Clara Rocha 

“arte contemporânea e imediações: a ética do cuidado na arte”

A ética do cuidado questiona as teorias morais tradicionais, e se apresenta como uma prática aplicável à vida política e social e não limitada à esfera da família e da amizade. Buscamos explorar o conceito de cuidado no campo da arte relacionado ao trabalho reflexivo, às diferentes camadas que se constitui no contexto artístico, ao feminismo, ativismo e também as experiências comunitárias na arte.

 

 

A programação completa está disponível no site https://flac.art.br/

 

Serviço

FLAC – Feira Livre de Arte Contemporânea

Quando: 23, 24, 25 e 26 de novembro

Hora:

Quinta-feira, 23/11, das 18 às 22h

Sexta-feira, 24/11, das 10 às 22h

Sábado, 25/11, das 10h às 22h

Domingo, 26/11, das 10h às 21h

 

 

Onde: Galeria Mama / Cadela

Rua Pouso Alegre, 2048 – Santa Tereza, Belo Horizonte/MG

Gratuito

@flacbh

https://flac.art.br/

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.