Cinema Culturaliza Gratuito ou a baixo custo

Cine Humberto Mauro apresenta mostra dedicada aos cineastas Frank Capra e Leo McCarey

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, apresenta a mostra inédita Do Cinema Tudo se Leva: Capra e McCarey, exibe desde o 27 de maio até 23 de junho, 21 filmes dirigidos por Frank Capra e Leo McCarey, expressivos diretores da história do cinema com grande atuação e influência durante a Era de Ouro de Hollywood.

 

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos durante o horário de funcionamento da bilheteria, no dia de cada sessão, com lotação máxima do cinema de 133 lugares, além de quatro espaços reservados para cadeirantes. O público também terá a oportunidade de conferir as tradicionais sessões Cinema e Psicanálise e História Permanente do Cinema, seguidas de debates presenciais e on-line no canal do Youtube da Fundação Clóvis Salgado.

 

Vencedor de três Oscars da Academia de Melhor Diretor durante a década de 1930, o nome de Frank Capra está marcado na história do cinema como um dos maiores realizadores da arte. Já o norte-americano, Leo McCarey também vencedor três vezes do Oscar da Academia de Melhor Diretor, é considerado um dos grandes nomes da história cinematográfica, porém é um cineasta pouco lembrado e discutido atualmente. McCarey abandonou a profissão de advogado para viver de cinema em uma época na qual tal medida era vista como arriscada e despretensiosa.

 

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

 

Serão exibidos 13 longas de Frank Capra e 8 de Leo McCarey. Para Vítor Miranda, da Gerência do Cine Humberto Mauro, um dos grandes destaques da programação é a exibição do filme Aconteceu Naquela Noite (1934), longa que revolucionou a linguagem dos gêneros cinematográficos. “Temos filmes extremamente importantes do cinema nessa mostra. Nos anos 1930, tivemos uma grande definição dos gêneros cinematográficos. O longa que vamos exibir,Aconteceu Naquela Noite, é frequentemente citado como o filme que mudou o rumo da comédia romântica. Tudo o que aconteceu depois em filmes deste gênero, possui um pouco deste filme. É um longa que fez muito sucesso, vencendo a categoria de Melhor Filme no Oscar, além de Capra ter vencido como Melhor Diretor”, relata.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

 

As sessões comentadas presenciais da História Permanente do Cinema contam com os filmes Umberto D(1952), no dia 02/06 (quinta-feira), às 17h; Viver (1952), no dia 09/06 (quinta-feira), às 17h, além da sessão comentada on-line de Adorável Vagabundo(1941), através do canal do YouTube da FCS, no dia 13/06 (segunda-feira), às 19h. A sessão comentada presencial do Cinema e Psicanálise conta com o longa Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), no dia 03/06 (sexta-feira), às 19:30h.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.