Belo Horizonte Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

‘Exposição Arte na Maternidade’ traz obras criadas por três artistas visuais e suas filhas durante residência

Surgido a partir de questionamentos artísticos, socioeconômicos e políticos sobre o exercício da maternidade no campo artístico, o Movimento Arte na Maternidade (MAM) realiza pela primeira vez uma exposição, que traz obras de três artistas visuais, mães, e de suas respectivas filhas. A “Exposição Arte na Maternidade” será lançada no YouTube, em formato de vídeo, no dia 9 de fevereiro, junto ao catálogo virtual e com direito a uma roda de conversa no Instagram com as artistas participantes: Luciana Brandão e Teresa, Iaci Carneiro e Cora, Lorena Barros e Flora. A live também terá participação da curadora da exposição, Flaviana Lasan.

 

No dia 18 de fevereiro, o MAM realiza outra roda de conversa com as participantes e a curadora; e no dia 1º de março serão distribuídas gratuitamente, no Centro Cultural Zilah Spósito, em Belo Horizonte, um kit ‘exposição em casa’, com 300 unidades, contendo impressos com fruição pedagógica, obras em fine art e um dossiê do processo.

 

A “Exposição Arte na Maternidade” resulta de uma residência artística vivida pelas artistas e suas filhas, durante três meses da pandemia. Entre agosto e outubro de 2021, foram produzidas dez obras de cada artista e cinco de cada artista filha, totalizando 45 obras que serão disponibilizadas em um catálogo virtual, que traz textos de curadoria, das artistas e de outros profissionais, documentando o processo.  O projeto ainda conta com a produção de um kit ‘exposição em casa’, com 300 unidades, que será distribuído no Centro Cultural Zilah Spósito, em Belo Horizonte.

 

Foto: MAM
Foto: MAM

 

A residência proposta veio a impulsionar as poéticas de Luciana e Iaci, que são artistas visuais e atuam também, na estrutura do coletivo, exercendo funções de produção e designer gráfico. “A Lorena é uma artista que estava no radar do MAM através do Instagram. Sabíamos que estava afastada da sua produção artística depois que sua filha Flora nasceu. Convidamos ela, pois não faz sentido para nós não promover a transformação que o MAM faz pela gente em artistas que tenham menos acesso ainda que nós. Lorena é uma artista que teve de abandonar sua formação na Guignard por causa da gravidez e isso é tão comum quanto deveria ser inaceitável”, sublinha Luciana. Editado por Henrique Bocelli Falcão, o vídeo apresenta a exposição com imagens captadas pelas próprias artistas durante o processo.

 

“O MAM sempre partiu da premissa de que sua discussão sobre a (re)inserção da mãe artista no mercado de trabalho era uma questão coletiva. Assim, percebemos a necessidade de não apenas criar projetos que possam efetivamente alimentar nossos anseios artísticos, mas também trazer outras mães artistas para serem incluídas nos espaços que cavamos”, diz Luciana Brandão, que junto às artistas mães Iaci Carneiro e Bruna Toledo conduz o MAM.

 

Mais informações:

MAM apresenta “Exposição Arte na Maternidade”

Lançamento do vídeo. Dia 9 de fevereiro, quarta-feira, no YouTube

Rodas de conversa. Dias 9 e 18 de fevereiro, no Instagram

Distribuição dos kits. Dia 1º de março, no Centro Cultural Zilah Spósito

Redes Sociais. Instagram | YouTube | Facebook

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.