Culturaliza Dicas Gratuito ou a baixo custo Música Tá Rolando

Academia Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2022

Criada para promover o ensino da prática orquestral, a Academia Orquestra Ouro Preto abre edital para interessados em integrar o programa de bolsistas, para jovens com idades entre 18 e 28 anos. As vagas são nas áreas de violino, percussão e maestro assistente. As inscrições vão até 20 de fevereiro.

 

Pautada na vivência artística, a Academia Orquestra Ouro Preto é um programa que visa dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a prática orquestral dentro de uma instituição reconhecida. Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Desta forma, participar da Academia é uma experiência única, gerando vivências enriquecedoras com músicos e professores de reconhecida excelência.

 

Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos. Atualmente, 6 ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

 

Foto: Iris Zanetti
Foto: Iris Zanetti

 

 

A grande novidade para este ano é a vaga para maestro assistente. O candidato aprovado fará sua preparação junto ao regente titular e terá, como ferramenta prática, uma orquestra à sua frente, oportunidade que poucos têm durante seu período de estudo. “Durante a fase de aprendizado, é raro um postulante à regência ter toda uma orquestra para reger. Aqui gostaríamos de propor esse método para que o futuro maestro ou maestrina inicie sua trajetória com uma carga de conhecimento suficiente boa para que guie concertos verdadeiros, não apenas recitais estudantis”, afirma Rodolfo Toffolo, coordenador da Academia.

 

O edital com as informações completas e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.orquestraouropreto.com.br.

 

 

Serviço

Edital de Seleção 2022 Academia Orquestra Ouro Preto

Período de inscrições: até 20 de fevereiro

Inscrições gratuitas

Vagas: Violino, Percussão e Maestro Assistente

Bolsa para os selecionados: R$800,00/mês

Mais informações: https://www.orquestraouropreto.com.br/site/academia/

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.