Culturaliza Em casa

Grupo Sarandeiros apresenta danças mineiras pelo Circuito Cultural UFMG

Na próxima quarta-feira, 7, às 19h, o Circuito Cultural UFMG, realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), encerra sua programação do primeiro semestre de 2021 com apresentação do grupo Sarandeiros. No canal da DAC no YouTube, o grupo apresenta seu trabalho coreográfico inspirado em danças mineiras, retratando a dinamicidade das manifestações tradicionais do estado.

 

Fundado em 1980, o Sarandeiros é vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Atualmente, é considerado um dos melhores grupos de dança do Brasil voltados para a divulgação da cultura nacional, tendo representado o país em diversos eventos internacionais. Seu trabalho é desenvolvido a partir de extensa pesquisa do folclore e artes populares brasileiras.

Divulgação

Na apresentação pelo Circuito Cultural UFMG, o grupo se volta à expressão cultural de Minas Gerais, trazendo a quadrilha típica, uma homenagem ao Vale do Jequitinhonha com a dança das Lavadeiras, a dança do Catopê (inspirada pelas festas de Congado espalhadas por todo o estado) e a dança do Catira e do Batuque de Viola (na tradução das danças do período dos Festejos das Folias de Reis).

 

O Circuito

O Circuito Cultural UFMG é um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

 

 SERVIÇO

Circuito Cultural UFMG #emcasa: Sarandeiros Dançam Minas Gerais

7/7, às 19h

www.youtube.com/culturaufmg 

Coreografias e Direção Geral: Gustavo Côrtes

Direção Artística: Petrônio Alves

Coordenação de Ensaios: Luiza Rallo e Marcos Liparini

Preparação Física: Diego Marcossi e Mariana Gomes.

Integrantes do Grupo Sarandeiros.

Produção: Larissa Meira. 

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br