Culturaliza Em casa Gratuito ou a baixo custo

Projeto “Ophelia, a histérica: 3 canções, 3 reflexões em 3 episódios” chega ao seu ultimo capítulo com uma importante reflexão

No próximo dia 10 de junho, às 19h, vai ao ar, “Violência contra mulher“, terceiro e último episódio do projeto “Ophelia, a histérica: 3 canções, 3 reflexões em 3 episódios”. Idealizado por Nívea Freitas, que também atua como soprano nas performances, o projeto apresenta episódios curtos e cada um traz  uma reflexão artística narrada e ilustrada visualmente, a partir da análise da personagem Ophelia de Hamlet, suas mazelas e o paralelo do sofrimento dessa personagem fictícia do século XVII e a realidade de mulheres no mundo todo que, ainda hoje, que sofrem com a violência doméstica .

 

Além da inovação interdisciplinar do processo criativo, o projeto apresenta uma reflexão sobre o tema da violência contra mulher: no Brasil, em 2020, cinco mulheres foram vítimas de feminicídio por dia, no mundo todo, em torno de 243 milhões de mulheres foram submetidas à algum tipo de violência física e/ou sexual. A criadora do projeto, Nívea Freitas e seus irmãos, foram diretamente afetados por um caso de violência doméstica. “Encontrei na linguagem artística, uma forma de manifestar a importância da luta contra a impunidade e a violência doméstica que acontece muitas vezes de forma silenciosa na vida de muitas famílias”, lembra.

 

Foto: Eric Andrada

 

 

No universo da música erudita, além da ópera e do repertório de concerto, faz parte do trabalho de artistas líricos, assim como o de pianistas, trabalharem com o vasto repertório de canções de câmara – peças geralmente criadas a partir de textos poéticos, em formato único ou em ciclos temáticos, pensados para serem apresentados em espaços “de câmara”, isto é, em espaços mais intimistas, e são geralmente compostos para a formação canto e piano.

 

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc com apoio da SECULT, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O acesso é gratuito pelo canal do YouTube da Casa Híbrido Produções.

 

Ophelia, a histérica: 3 canções, 3 reflexões em 3 episódios:

Episódio 1: Difusão e Liberdade (estreou em 27 de Maio)

Episódio 2: Útero (Histeria)  – (estreou em 3 de Junho)

Episódio 3: Violência contra mulher – estreia em 10 de Junho, quinta, às 19h, gratuito

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.

2 thoughts on “Projeto “Ophelia, a histérica: 3 canções, 3 reflexões em 3 episódios” chega ao seu ultimo capítulo com uma importante reflexão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *