Belo Horizonte Cultura & Cidadania Culturaliza Dança Eventos Teatro

segundaPRETA retoma sua 9ª temporada em formato online

Mais de um ano após a suspensão de sua 9ª temporada, em razão da pandemia da Covid 19, a segundaPRETA vai retomar a sua programação. É preciso seguir, como ensina o mestre dos caminhos, e de 31 de maio a 5 de julho, o movimento realiza os encontros possíveis para os tempos de distanciamento.

A segundaPRETA é um movimento-território-quilombo. É um pensamento.  A segundaPRETA nasce numa segunda-feira de Exú. Exu é o princípio de tudo, é fio desencapado da força da criação, o nascimento, a célula mater da geração da vida, o que gera o infinito, infinitas vezes. É considerado o primeiro, o primogênito; responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem, o inicio de tudo. Exú é a força natural viva que fomenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. Vem daí a ideia de ter a segunda-feira como ponto de partida para a experimentação, criação, reflexão e discussão sobre o que os artistas negros da cidade estão pensando, produzindo, propondo, compartilhando com o público.

Benza em rosas | Foto Glauce Almeida

Como em todas as suas edições, a segundaPRETA presta novamente homenagem a uma mulher negra viva. Durante essa temporada, a escolhida é a artista visual, pesquisadora e educadora, Rosana Paulino.

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em Gravura pela ECA/USP. Como artista vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero e seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo e das marcas deixadas pela escravidão.

Confira a programação completa da 9ª temporada da segundaPRETA

 

 

31 de maio

20:00“A cambonagem e o incêndio inevitável” – Castiel Vitorino Brasileiro | Na pele – Larissa Ferreira e Nanda Sant’Ana | Benza em Rosas – Anne Vaz

(Os trabalhos ficarão disponíveis no youtube até o dia 7 de junho)

 

 

7 de junho 

19:00 –  Bate-papo ao vivo no canal da segundaPRETA no Youtube sobre os trabalhos disponibilizados para visionamento no dia 31 de maio

20:00 – Todas as Marias que Sou – Cia. Obinrin | Estranha fruta – Morro Encena

(Os trabalhos ficarão disponíveis no youtube até o dia 14 de junho)

 

14 de junho

19:00 – Bate-papo ao vivo no canal da segundaPRETA no Youtube sobre os trabalhos disponibilizados para visionamento no dia 7 de junho.

20:00 – Xabisa – Michelle Sá e Alexandre de Sena

(O trabalho ficará disponível no youtube até o dia 21 de junho)

 

19 de junho

19:00 – Bate-papo ao vivo no canal da segundaPRETA no Youtube sobre Xabisa que será apresentado na segundaPRETINHA e disponibilizado para visionamento no dia 14 de junho.

20:00 – O Patriota – Palhaço Xouriço | Corpa trava, preta, marginal – Tya Rafa

 

21 de junho

19:00 – Bate-papo ao vivo no canal da segundaPRETA no Youtube sobre os trabalhos disponibilizados para visionamento no dia 14 de junho.

20:00 – Rua do Modernismo – Jardim Tiro ao Pombo – Ana Raylander Mártis dos Anjos | MIXANDO A TRANSMASCULINIDADE – Alê Moreira | Caminhão de Flor – Priscila Guedes

 

28 de junho

19:00 – Bate-papo ao vivo no canal da segundaPRETA no Youtube sobre os trabalhos disponibilizados para visionamento no dia 21 de junho.

 

5 de julho

20:00 – Encerramento da 9ª temporada da segundaPRETA – prosaPRETA com a homenageada Rosana Paulino

 

Onde: Canal do Youtube da segundaPRETA

Mais  informações: Site | Instagram | Facebook

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!