Cultura & Cidadania

Diretora do CENSA Betim participa de live sobre a influência da arte em pessoas com deficiência

Natália Costa, diretora presidente da instituição que é referência nacional, participará da transmissão ao vivo que acontece no dia 20 de agosto, a partir das 16h, pelo canal da SEDESE/MG no YouTube

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE) realizará a live “Como a arte e a música podem influenciar as pessoas com deficiência?”. A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, fará uma participação para contribuir com o seu conhecimento e experiência adquiridos na condução da instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual e autismo. Além dela, participarão também: José da Mata, aluno de dança do Projeto Superar e do Centro Cultural da Pampulha, Karen Aguiar, Miss Cadeirante 2020 e Wesley Barbosa Severino, Coordenador Estadual de Articulação e Atenção a Pessoa com Deficiência. A transmissão será feita nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 16h, pelo canal da SEDESE no YouTube.

De acordo com Natália Costa, é importante difundir o tema porque trata do uso do recurso artístico como meio terapêutico e de inclusão das pessoas com deficiência. “No CENSA Betim, usamos a arte como instrumento de socialização e inclusão de nossos educandos. Os resultados são muito satisfatórios e muitas vezes vão além da expectativa inicial. Além da música, temos oficinas de teatro, artesanato e dança. O envolvimento dos alunos é gratificante e o resultado final, além do desenvolvimento cognitivo e comportamental, que é um dos focos principais, temos lindas obras de arte que são comercializadas, alunos que tocam instrumentos musicais e apresentações teatrais em eventos e festividades”, comenta.

Sobre o CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Serviço

Live – “Como a arte e a música podem influenciar as pessoas com deficiência?”

Data: 20 de agosto | quinta-feira

Horário: a partir das 16h

YouTube SEDESE: https://www.youtube.com/channel/UCRcVCXjuMvK50exift6diww

CENSA Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Instagram: @censabetim

Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/

Site: www.censabetim.com.br

 

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)