Brasil Colunas Crítica Musical Culturaliza Destaque Música

Green Day: há 26 anos o grupo despontava de vez no cenário musical com “Dookie”

Álbum traz os hits “Welcome To Paradise”, “Basket Case”,
“She” e “When I Come Around”

Coluna: ‘Crítica Musical’
Jornalista | Colunista & Editor
Felipe de Jesus
Siga: @felipe_jesusjornalista

Os anos de 1990 foram marcados por mudanças sociais, politicas e acima de tudo musicais. Prova disso foram as bandas de Rock que sacudiram o mundo, como, o Pearl Jam, Soundgarden, Nirvana, Alice In Chains e o Green Day. Surgido do cenário “Punk Rock”, a banda que já tinha dois albuns, viu os holofotes virarem para eles com o icônico “Dookie (1994)”. O álbum, que até hoje, é um dos mais lembrados na carreira do “trio” formado por Billie Joe Armstrong (guitarra e vocais), Mike Dirnt (baixo e vocais) e Tré Cool (bateria), é um dos mais vendidos. Mais de 10 milhões de cópias foram comercializadas mostrando que o Green Day não seria mais uma banda, mas um nome marcante na música.

Dookie no formato vinil : edição “rara” e exclusiva do álbum.

 

Com muita energia, “Dookie (1994)”, abre com “Bornout” trazendo aquele som único que o Punk dos Ramones e Sex Pistols eternizaram! Além do vocal limpo e direto de Billie Joe Armstrong, o baixo de Mike Dirnt, e a bateria de Tré Cool se evidenciam na canção. Com “Having a Blast” o Green Day mantém a mesma sinergia, mas nesse caso, trazendo mais melodia. Com “Chump” aquela energia das festinhas universitárias (típicas nos EUA) tomam a cena até chegar em “Longview”, uma das minhas preferidas! O baixo e a escalada de bateria feita por Tré Cool são perfeitos.

Dookie no formato CD – Mais de 10 milhões de álbuns foram vendidos.

 

Em “Welcome To Paradise”, é impossível não se prender na guitarra, que mais uma vez ecoa o Punk. Chegando em “Pulling Theet”, canção mais “baladinha”, temos, além da sintonia musical, um solo de “respeito”. Na faixa “Basket Case” (sucesso), temos a junção perfeita de melodia e instrumentos até chegar em “She”, “Sassafras Roots”, “Whe I Come Around”, “Coming Clean”, “Emenius Sleep”, “In The End”, “F.O.D” e “All By Miself”.

Avaliação ||

Deste álbum eu indico as faixas,“Welcome To Paradise”, “Basket Case”, “She” e “When I Come Around”. Dou quatro estrelas (média), pois, fica claro que esse período foi um momento de maturação e trabalhos mais consistentes foram feitos depois de “Dookie (1994)”. Mesmo assim, vale a pena curtir esse clássico. 

 

 

 

 

 

Fotos: Green Day
Até a próxima Crítica Musical.
A coluna é publicada neste espaço toda semana

Se você ainda não ouviu o álbum
“Dookie (1994)”, confira! 

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)