Acontece na próxima quarta-feira, 27 de junho, a Mostra permanente Quarta Queer, evento que ocorrerá sempre na última quarta-feira de cada mês, reunindo trabalhos de artistas LGBTs em uma programação que celebra a diversidade das manifestações artísticas em suas múltiplas possibilidades discursivas. A mostra começa em junho e segue até novembro de 2018. Partindo da premissa de que a arte é uma ferramenta de expressão poderosa e essencial para a construção de narrativas que podem tanto reforçar quanto quebrar antigos paradigmas.
A ideia é que o encontro amplie a visibilidade da arte produzida por pessoas LGBTs para além dos seus públicos habituais, promovendo discussões acerca da arte que foge dos padrões heteronormativos e evidenciando todo um panorama artístico-cultural LGBT da cidade de Belo-Horizonte. A primeira edição acontece no dia 27 de junho, na véspera do dia Internacional do orgulho LGBT, abrindo a semana que antecede a Parada LGBT 2018 de Belo Horizonte.
Com entrada gratuita nesta edição, a programação conta com atividades como o Atêlie Aberto, Queerfeira, performance de Ana Luiza Santos e das Mães pela diversidade e ainda apresentação dos blocos que compõem o Fecha a Santa.
Idealizada pela plataforma artística Beijo no Seu Preconceito a Quarta Queer é, como definem os organizadores, “uma mostra artística que concilia artistas, pesquisadoras, ativistas, acadêmicas e público numa rede de pesquisa, criação e reflexão acerca das estratégias de resistência e expressão cultural LGBTQIA+, e suas possíveis contribuições às artes e à cidadania, reconhecendo na arte seu potencial transformador”, explica Igor Leal, um dos organizadores do evento. Que também buscou compor a curadoria com artistas de diferentes linguagens, pesquisadores e ativistas LGBTIQA+, para construir a programação artístico-cultural das quartas-feiras de ocupação do Teatro Francisco Nunes.
Abaixo informações sobre a programação da mostra:
Mostra Quarta Queer – Diversidade da arte LGBTQIA e Programação no Teatro Francisco Nunes
Quando: 27 de Junho
Hora: 13h às 22h
13h-15h – Residência Quarta Queer – Ateliê aberto
15h – Hasteamento da Bandeira LGBTIQ+
15h – Abertura Queerfeira
15h – Jogo do Brasil comentado pelo BHARBIXAS
15h às 22h -Mix da Zona –
Ponto de encontro aberto durante toda a programação
17h-19h – Ponto de encontro com Dj Papito
19h – Fálica, Performance de Ana Luisa Santos – Teatro
19h30 – Celebração de um ano das Mães pela diversidade
20h – Fecha Santa – Largo do Teatro
Quanto: Entrada Gratuita – Somente na edição de abertura
Onde: Teatro Francisco Nunes – Av. Afonso Pena, s/n – Centro/ Parque Municipal Renné Giannetti