Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

Me Mostra Livre – Mostra de Cenas Curtas do Teatro

Desde o último dia 15 de maio a segunda edição da Me Mostra Livre, mostra de 16 cenas curtas produzidas inteiramente pelos estudantes da Escola de Teatro.

 

A ideia dos alunos do curso de Artes Dramáticas do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, é propor um lugar de experimentação de suas criações artísticas, que antes da criação da Mostra só fariam uma montagem autônoma no terceiro ano de curso. Portanto, a mostra vem como um espaço experimental, criador e democrático, proporcionando essa experiência de criação no começo dos estudos dramatúrgicos dos estudantes.

 

As cenas são concebidas pelos alunos, da primeira ideia até o resultado final, apresentado no palco, incluindo aspectos técnicos como iluminação e sonorização, com supervisão e orientação técnica do Coordenador da Escola de Teatro, Geraldo Octaviano. Geraldo ressalta que os estudantes são incentivados a desenvolver autonomia como jovens artistas da cena teatral de Belo Horizonte, mas que atua como um orientador para ajudá-los a manter o padrão técnico da Fundação Clóvis Salgado. “O aluno vai atuar numa cena, cuidar da iluminação em outra e dirigir na próxima. É uma experiência cooperativa rica e completa para os alunos, que tiveram uma vivência muito positiva na última edição.”

 

Uma das novidades informadas pelo coordenador, que difere da mostra de 2017, é a parceria firmada pelos alunos com o Teatro Universitário da UFMG. Quatro das 16 cenas que serão apresentadas na Me Mostra Livre virão na íntegra da Mostra Tu, mostra do Teatro da UFMG. “Fazer esse vínculo é muito interessante, já que tínhamos dificuldade de fazer essa troca devido aos cursos serem no mesmo horário”, comenta Geraldo Octaviano.

 

Para Kaka Corrêa, aluno do segundo ano do curso de teatro e um dos organizadores das duas edições da Me Mostra Livre vê o evento como um espaço necessário de experimentação artística. “A iniciativa vir de dentro da Fundação é algo muito importante, e muito além disso, ela faz com que criemos autonomia e independência, porque nós participamos de todo o processo, de pré-produção à realização das peças, incluindo até mesmo a seleção de figurinos”, comenta.

 

Abaixo informações sobre a mostra:

Me Mostra Livre – Mostra de Cenas Curtas do Teatro

Quando: 15 a 17 de maio

Hora: 19h às 22h30

Onde: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Quanto: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.