Cinema Culturaliza Dicas Diversão

Cinema e Psicanálise – Gêmeos – Mórbida Semelhança

Dando continuidade à mostra permanente Cinema e Psicanálise, resultado de uma parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, exibirá na primeira sessão de 2018, o drama Gêmeos, Mórbida Semelhança (1988), do diretor estadunidense David Cronenberg, que também dirigiu os consagrados A Mosca (1986) e Na Hora da Zona Morta (1983).

 

O comentário ficará a cargo de Antônio Beneti, Psiquiatra e Psicanalista de Orientação Lacaniana. O pesquisador faz parte da A.M.E Escola Brasileira de psicanálise, da Associação Mundial de Psicanálise (Paris), e é docente do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Junto ao público, Antônio Beneti abordará questões psicanalíticas presentes ao longo do filme.

 

O drama Gêmeos, Mórbida Semelhança trata dos gêmeos Beverly (Jeremy Irons) e Elliot (Jeremy Irons), que possuem uma clínica particular especializada em fertilidade feminina. Determinada a engravidar, a atriz Claire Niveau (Geneviève Bujold) recorre a casa de saúde. Fascinado pela atriz, Elliot se envolve com ela, que posteriormente também se envolve com Beverly. Ao contrário de seu irmão, Beverly se apaixona por Claire, iniciando um período de conflitos e abuso de drogas.

 

Contemporâneos em seu nascimento, psicanálise e cinema trabalham, cada um a seu modo, com a verdade em sua estrutura de ficção na construção de suas narrativas. Para Lacan, a tela de cinema seria “o revelador mais sensível” que permite mostrar, a um olhar oblíquo, marcas do que é assunto intocável para cada um. Bruno Hilário, coordenador de cinema da Fundação Clovis Salgado, explica que “assim como a escuta psicanalista nos conduz a observar fenômenos normalmente desapercebidos, tais como atos falhos, os lapsos, os erros de memória ou mesmo um chiste, o cinema desperta um modo particular de percepção ao destacar, graças ao grande plano e à câmara lenta, elementos ocultos ao olhar imerso no fluxo contínuo do cotidiano”.

 

 

Abaixo mais informações sobre a apresentação:

Cinema e Psicanálise – Gêmeos – Mórbida Semelhança

Quando: 2 de fevereiro (sexta-feira)

Hora: 19h30

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes- Av. Afonso Pena, 1537

Quanto: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.