Dicas Entrevistas Literatura

“Maria Firmina dos Reis, precursora da negritude” – com Eduardo de Assis Duarte

No próximo dia 19 de abril a Academia Mineira de Letras (AML) realiza a palestra “Maria Firmina dos Reis, precursora da negritude” ministrada pelo professor doutor Eduardo de Assis Duarte. Este ano é o centenário de falecimento da escritora.

 

O evento partirá dos pontos de contato relevantes entre o romance afro-brasileiro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (1822-1917) e Our Nig, da afro-americana Harriet E. Wilson (1825-1900), a palestra aborda o pioneirismo dessas precursoras, ambas figurando como primeiras romancistas negras de seus respectivos países e idiomas. Além disso, chama a atenção o fato de terem sido publicadas no mesmo ano – 1859 – e tratarem da questão da mulher e do homem negros em contextos de escravização.

 

Eduardo de Assis Duarte é doutor em Letras (USP, 1991), integra o Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários, da UFMG e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – NEIA. Além ser organizador de obras como de: Machado de Assis afrodescendente (2007); da coleção Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica (4 vol., 2011); entre outros. Além de coordenar a Comissão Editorial do Literafro – Portal da Literatura Afro-brasileira – com informações biobibliográficas, críticas e excertos de 125 autores – disponível no endereço: www.letras.ufmg.br/literafro.

 

Após 100 anos da morte da escritora Maria Firmina dos Reis, sua obra vem sendo resgatada e volta a circular, em especial seu romance Úrsula, objeto de três edições nos últimos anos. Além de ser a primeira mulher a escrever um romance abolicionista na língua portuguesa, Firmina é também a primeira negra a publicar um romance em toda a América Latina. E sua narrativa ainda toma como referência a recuperação da memória, seja ela individual ou coletiva. E confere à representação das relações interétnicas uma perspectiva interna que antecipa a postura e os procedimentos da negritude do século XX em termos de construção de uma “consciência negra do negro” (Mbembe).

 

Abaixo informações sobre a palestra:

 

“Maria Firmina dos Reis, precursora da negritude” – com Eduardo de Assis Duarte

 

Quando: 19 de abril

Hora: 19h30

Quanto: Entrada gratuita – academiamineiradeletras.org.br

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.