Dicas Diversão

Sessão Cinema e Psicanálise – Precisamos Falar Sobre o Kevin

A Fundação Clovis Salgado através do Cine Humberto Mauro, dá continuidade à mostra permanente Sessão Cinema e Psicanálise, resultado de uma parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise, exibindo em sua sexta sessão “Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011)”, thriller psicológico baseado no romance homônimo de Lionel Shriver.

Precisamos Falar Sobre o Kevin filme dirigido Lynne Ramsay, tem como plano de fundo um massacre escolar pela perspectiva da mãe do assassino, Eva Khatchadourian, numa aclamada performance de Tilda Swinton. Acompanhando a conflituosa relação entre uma mãe e um filho que desde pequeno já apresenta um comportamento cruel, duas narrativas que se alternam durante o filme: a história da família e a criação de Kevin, interpretado por Ezra Miller, e o cotidiano de Eva após a prisão do filho. Além de explorar o conflito entre socialização e índole e como cada uma forma a maneira de ser do indivíduo, quando a culpabilidade de própria Eva é medida contra a maldade inata de Kevin – tanto por ela própria quanto por aqueles ao seu redor.

O Cinema e a Psicanálise contemporâneos em seus nascimentos, trabalham cada um a seu modo, com a verdade em sua estrutura de ficção na construção de suas narrativas. O pensamento transformado em imagens no sonho faz de cada sonhador o diretor de um filme que ele mesmo não compreende e precisa decifrar. O cinema, por sua vez é uma espécie de sonho coletivo que impregna de imagens e mensagens o psiquismo do espectador. Para Bruno Hilário, coordenador de cinema da Fundação Clóvis Salgado, “Assim como a escuta psicanalítica nos conduz a observar fenômenos normalmente desapercebidos, tais como os atos falhos, os lapsos, os erros de memória ou mesmo um chiste, o cinema desperta um modo particular de percepção ao destacar, graças ao grande plano e à câmara lenta, elementos ocultos ao olhar imerso no fluxo contínuo do cotidiano”, explica.

Informações sobre as apresentações:

Sessão Cinema e Psicanálise – Precisamos Falar Sobre o Kevin

Quando: 1º de setembro

Horas: 19h30

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes- Av. Afonso Pena, 1537

Quanto: Entrada Gratuita

  • Retirada de ingressos 30 min antes de cada sessão

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.