Belo Horizonte Cultura & Cidadania Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Minas Gerais

Prédio tradicional, ” Rainha da Sucata passará a ser a sede do Coral infantojuvenil do TJMG e da orquestra jovem

No dia de hoje, 07 de novembro, o meio cultural ganhou mais um motivo para comemorar, o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado  de Gestão e Planejamento (SEPLAG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinaram na Cidade Administrativa, Termo de Vinculação e Responsabilidade para que o órgão do Judiciário mineiro assuma a gestão do edifício Tancredo Neves, mais conhecido como Rainha da Sucata, integrante do Circuito Liberdade.

 

O espaço será a sede da Orquestra jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, criados em 2011 pelo órgão com o intuito de fomentar a inclusão social por meio do acesso às artes. O espaço poderá ser inaugurado no primeiro semestre de 2024. Com essa mudança, o poder público assegura um espaço dedicado à música e à cultura, no qual os alunos poderão se expressar artisticamente, explorar seus talentos e criar laços com a comunidade. É uma forma, também, de fortalecer a cidadania e contribuir efetivamente para projetos culturais e artísticos.

 

 

FOTO: VIDEOPRESS/REPRODUÇÃO

 

 

Por se tratar de um prédio público, a manutenção do edifício não vai saíra dos cofres do TJMG. Ainda serão realizados estudos para verificar a possibilidade da realização de reformas do espaço. Todas as melhorias estruturais necessárias serão de responsabilidade do Tribunal de Justiça. O recurso sairá do orçamento já previsto pelo órgão para o investimento em cultura.

 

O edifício Tancredo Neves se destaca pela concepção ousada e pelo uso de materiais diversos e cores fortes nas fachadas, em estilo pós-modernista. A diversidade de elementos, formas e cores revela a opção arquitetônica pelo emprego de materiais marcadamente regionais, como o quartzito, a ardósia, a pedra-sabão e o aço produzido nas siderúrgicas mineiras.

 

 

 

A altura e o volume do Rainha da Sucata acompanham as dimensões dos prédios históricos que compõem o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, buscando um diálogo com seu entorno.

 

A finalidade original do prédio era dar suporte ao setor de Turismo do estado. Em 1991, a edificação se tornou o Museu de Mineralogia Professor Djalma Andrade. Em março de 2010, com a inauguração do Museu das Minas e do Metal, também na Praça da Liberdade, todo o acervo do Rainha da Sucata foi transferido para lá.

 

Também presente na solenidade, a secretária de adjunta de Cultura, Josiane de Souza, lembrou que o Circuito Liberdade, ao qual o Rainha da Sucata está vinculado, recebeu, apenas no primeiro semestre deste ano, 2,8 milhões de visitantes.

 

“Isso é extraordinário. É um recorde de público, de participação. Daí a importância de iniciativas como essa. É a demonstração de quanto são necessários projetos que propõem a visitação de bens históricos combinados com a expressão da arte e da cultura. A assinatura deste documento reforça a importância da parceria entre o Governo de Minas e o TJMG que, juntos, dão sentido ao pilar fundamental de nossa missão que é de promover a cultura, a educação e o acesso à arte”, finalizou.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.