Belo Horizonte Culturaliza Eventos Variedades

CASACOR Minas Gerais anuncia local da mostra em 2024

A CASACOR Minas terá um novo endereço em 2024. A 29a Edição da maior mostra mineira de arquitetura, design de interiores e paisagismo será realizada entre os dias 06 de julho e 25 de agosto, no Espaço 356, empreendimento da Construtora EPO, localizado às margens da BR-356, pouco depois do BH Shopping.  A região vem sendo inteiramente revitalizada e vem ganhando diversos espaços voltados para promover o lazer, a moda, a arte, a gastronomia, além de diversas outras riquezas do estado. O local conta com localização privilegiada, com fácil acesso ao público uma vez que está muito próximo de diversos bairros da região centro-sul, condomínios da região metropolitana, e também possui fácil acesso a diversas áreas da cidade. O complexo terá uma área total de 15.000 m2, e ainda conta com estacionamento, espaços abertos integrados ao paisagismo, um rooftop com vista incrível para a cidade e para a Serra do Rola Moça, Espaço Kids, Área para práticas esportivas, além de muitas novidades que serão anunciadas posteriormente.

 

 

Espaço 356 – Foto Jomar Bragança

 

 

A CASACOR Minas será responsável por inaugurar oficialmente o complexo. O local passou por um grande retrofit e foi inteiramente ressignificado a partir do trabalho de reconhecidos profissionais do segmento, como os arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, e o paisagista Felipe Fontes. O objetivo é oferecer um novo conceito de entretenimento na cidade, reunindo em um só lugar gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar. Com esta ação, a CASACOR Minas dá continuidade na tradição de revelar espaços e edifícios da cidade para o público, apresentando novos formatos de uso e de interação com a cidade. Desde a sua criação, a CASACOR Minas foi responsável por revelar ao público e chamar a atenção para a importância de uma série de edificações que integram a paisagem urbana, como a sede do Arquivo Público Mineiro, a Casa do Conde de Santa Marinha, o Casarão da Rede Ferroviária Federal, o Palácio das Mangabeiras, a Casa Ferolla, além de vários outros imóveis comerciais e residenciais.

 

 

“Agora chegou a hora de discutimos a importância de fazer as pessoas enxergarem a cidade como um mecanismo vivo e pulsante, que vem passando por uma série de transformações dentro de um intenso processo de requalificação. Ao escolhermos um endereço que acaba de passar por um processo de retrofit para se reintegrar à paisagem urbana, ganhando assim novos usos, estamos refletindo sobre a importância e o compromisso dos profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo dentro desse processo de reconstrução das cidades e da forma como ocupamos ela”, destaca Eduardo Faleiro, diretor da CASACOR Minas.

 

 

Espaço 356 – Foto Jomar Bragança

 

 

Para este ano, a CASACOR convida a desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico. O momento é mais que oportuno, pois o mundo olha o Brasil com esperança e fascínio, frente às ameaças de um colapso climático. É o que revela Livia Pedreira, curadora da mostra, ao lembrar que marcas e profissionais do elenco terão a oportunidade de refletir e explorar o tema, sintetizado na campanha “De presente, o agora”.

 

“Esse exercício deve estar pautado em inovação e responsabilidade com o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras”, acrescenta a curadora. Ela destaca que o Manifesto 2024 evidencia ainda mais essa intenção, ao propor uma imersão em nossa biodiversidade cultural, na beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. “Nos convoca também a ouvir as vozes dos guardiões do planeta. Aqueles que mantém em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra”, sintetiza Livia.

 

 

29ª CASACOR Minas Gerais

 De 06 de julho e 25 de agosto

Onde: Espaço 356

Endereço: Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água

Informaçõeswww.casacor.com.br

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.