Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Potência transformadora de Hélio Oiticica chega ao CCBB Belo Horizonte

Uma exposição inédita de Hélio Oiticica, artista brasileiro que marcou a história da arte mundial com seu trabalho potente e performático, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) a partir de hoje, 06 de dezembro.  Delirium Ambulatorium apresenta instalações, pinturas, esculturas e manifestações que influenciaram gerações de artistas plásticos, músicos e pensadores. A exposição fica em cartaz até 05 de fevereiro de 2024, com visitação gratuita de quarta a segunda, das 10h às 22h.

 

Com curadoria do pesquisador Moacir dos Anjos, a mostra abrange o trabalho de Oiticica desde os anos 1950, o período radicado em Nova York, até suas últimas produções nos anos 1970. São projetos, escritos, objetos, pinturas e instalações, como BilateraisRelevos espaciaisNúcleosPenetráveis; Bólides e Capas-Parangolés (réplicas para serem experienciadas pelos visitantes).

 

 

FOTO: DIEGO BRESSANI

 

 

Delirium Ambulatorium (1978), obra-conceito de Oiticica que dá nome à exposição, é um misto de proposição e performance, um “estado de invenção”, que coloca no centro de suas atenções a ideia de deambular na cidade como estopim crucial da invenção artística. A exposição apresenta o artista por meio de um dos últimos movimentos de sua trajetória.

 

 

“Talvez esta seja a expressão mais radical da tentativa do artista de quebrar as distinções entre ateliê e rua, e, principalmente, entre artista e público, acionando o segundo como participante na atividade criadora e instaurando uma forma de expressão genuinamente disseminada e coletiva”, afirma o curador, Moacir dos Anjos.

 

Instalada nas galerias do terceiro andar e no pátio central do CCBB Belo Horizonte, a mostra extrapola as barreiras dos espaços expositivos convencionais e convida os visitantes a vivenciar as obras de Oiticica com todos os seus sentidos e, assim, honrar o artista que uma vez disse: “o museu é o mundo”. O acervo demonstra a complexidade do pensamento do artista e a sua afiada percepção da identidade brasileira. O patrocínio é do BB Asset Management e a produção é da Tuîa Arte Produção.

 

 

FOTO: DIEGO BRESSANI

 

 

Hélio Oiticica (1937-1980) começou sua carreira como artista ainda jovem, aos 17 anos. Considerado a inspiração máxima para o movimento da Tropicália nos anos 60, destacou-se pela produção de caráter experimental e inovador, que pressupõe a participação do público. O artista criou, ao longo de uma vida breve e fecunda, uma série articulada – um Programa, como costumava dizer – com construções que desafiam noções convencionais sobre o que é arte. Esse percurso foi marcado por sofisticadas elaborações de conceitos que acompanhavam sua produção de trabalhos.

 

 

Mais informações:

Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3ª andar

 Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Quando: 06 de dezembro de 2023 a 05 de fevereiro de 2024

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Quanto: Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte

Classificação indicativa: Livre

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.