Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Gratuito ou a baixo custo

Homenageando Lélia Gonzalez, FLI BH 2023 tem lema “vozes e ideias para vidas justas”

A 5ª Edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH 2023 anuncia que as próximas etapas do evento acontecerão entre os dias 6 e 20 de novembro. O tradicional encontro que reúne escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, grupos de teatro, músicos, produtores, editores e pesquisadores será entre os dias 16 e 20 de novembro, com uma intensa programação gratuita composta por lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e atrações diversas. O FLI BH 2023 prevê, ainda, oficinas em centros culturais da Prefeitura e em outros espaços da cidade, de 6 a 10 de novembro. No dia 11 de novembro, será realizado um Circuito em livrarias da cidade.

Lélia Gonzalez – Acervo Pessoal

 

 

Honrando sua essência desde a primeira edição, o Festival consolida-se como encontro de vozes diversas e ideias transformadoras e traz como homenageada Lélia Gonzalez, uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX. Escritora, política, professora, filósofa e antropóloga, foi pioneira nos estudos sobre cultura negra no Brasil e co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum.

“Vozes e ideias para vidas justas” é o lema da 5ª Edição do FLI BH, abrangendo o universo simbólico da produção de Lélia Gonzalez, com ênfase nas lutas e pesquisas da autora, especialmente direcionadas a grupos minoritários no cenário nacional e latino-americano. Trata-se também de um convite do Festival para a transformação, a igualdade e a empatia, refletindo de maneira consistente e poética a proposição curatorial desta edição.

FLI BH 2019 – Foto Maíra Cabral

 

 

Em consonância com o pensamento da homenageada, a artista Carol Fernandes criou ilustrações que expressam anseios centrais do nosso tempo: a reivindicação de vidas justas, que buscam a convivência pacífica entre grupos sociais, a celebração da infância e a proteção da biodiversidade e do meio ambiente.

Mais informações:

Inscrições para Autores Independentes

Quando: 25 a 31/10

Regulamento e inscrições:  portalbelohorizonte.com.br/fli

Envie suas dúvidas para: faleconosco@institutoperiferico.org

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH

6 a 10 de novembro: oficinas em Centros Culturais

11 de novembro: Circuito em livrarias

16 a 20 de novembro: encontro literário com intensa programação

Programação e local (em breve):  portalbelohorizonte.com.br/fli

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.