Culturaliza Dança Dicas Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo Minas Gerais Música

“Jequitinhonha: Origem e Gesto” reúne, pela primeira vez, dança e artes visuais, na Grande Galeria do Palácio das Artes

Artes Visuais e Dança são a inspiração para o novo projeto artístico da Fundação Clóvis Salgado“Jequitinhonha: Origem e Gesto”. Nessa iniciativa inédita de junção de várias expressões artísticas ocupando a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, a Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e as Artes Visuais se unem para apresentar ao público uma criação híbrida, em que duas linguagens se tornam uma. O projeto é uma realização do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado, com a correalização do Sebrae.

 

 

FOTO: PAULO LACERDA

 

 

Com coordenação geral do artista Marco Paulo Rolla, “Jequitinhonha: Origem e Gesto” chega para celebrar, na capital mineira, dentro do Palácio das Artes, em dois momentos, a riqueza criativa do povo do Vale do Jequitinhonha. Primeiro será a inauguração, na quinta-feira (3/8), às 19h, de uma exposição panorâmica com obras dos principais artistas e artesãos da região, composta por 100 peças históricas, vindas de acervos particulares, do Centro de Arte Popular (CAP), com obras da colecionadora Priscila Freire, e do Sebrae/MG e ainda criações atuais feitas especialmente para a ocasião.

 

 

FOTO: PAULO LACERDA

 

 

Uma ambientação inspirada no Vale foi criada no espaço da Grande Galeria para receber a exposição panorâmica, a partir dos tons terrosos, dos barrancos, das casas de pau a pique e das texturas da paisagem daquela região. Neste mesmo cenário também ocorrerá, na sexta-feira (4/8), às 20h, a estreia da coreografia da Cia. de Dança Palácio das Artes, também batizada de “Jequitinhonha: Origem e Gesto”. A partir daí, nos finais de semana, ao longo de agosto e outubro, a coreografia será encenada em sessões gratuitas.

Com concepção coletiva dos bailarinos da CDPA, a nova coreografia é resultado da pesquisa de campo realizada pelo corpo artístico do Palácio das Artes no Alto Jequitinhonha. As visitas às Associações de Artesanato e as conversas com moradores da região inspiraram um trabalho que mescla as tradições mineiras à contemporaneidade. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, “Jequitinhonha: Origem e Gesto” é uma celebração das tradições do estado para além da Minas histórica.

 

 

Mais informações:

Jequitinhonha: Origem e Gesto

Inauguração do projeto: 3/8 (quinta-feira) às 20h 

 

Exposição: 4/8 a 8/10

Hora: terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 17h às 20h

 

 

Espetáculo da Cia. de Dança Palácio das Artes: 4,5, 6, 11, 12, 18, 19, de agosto; 1º, 8, 15, 22, 29 de setembro; 6 de outubro

Hora: 20h (retirada de ingressos uma hora antes, na Bilheteria do Palácio das Artes)

 

 

Onde: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro /Belo Horizonte

Entrada gratuita 

 Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.palaciodasartes.com.br

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.