Belo Horizonte Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Música Oficinas

Do jazz contemporâneo ao samba de BH: 55º Festival de Inverno UFMG tem programação diversa para debater estética, políticas e culturas

De 19 a 27 de julho, a UFMG realiza a 55ª Edição de seu tradicional Festival de Inverno. De volta ao formato presencial, o evento vai promover conversas, shows, performances e mostras de diferentes manifestações culturais do país, em uma programação gratuita e aberta ao público, que pode ser consultada em www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Neste ano, o festival será realizado em parceria com o 22º Congresso Internacional de Estética – promovido pelos programas de Pós-Graduação em Filosofia e de Artes da UFMG -,  que ocorrerá entre os dias 24 a 28 de julho na Universidade. As atualizações do festival podem ser acompanhadas por meio das redes sociais: facebook.com/festivalufmg e instagram.com/festival_ufmg.

FOTO: EMERSON AUGUSTO

“Neste momento de profundas transformações, é preciso reconhecermos que as múltiplas crises em que estamos imersos são também (talvez, antes de tudo) uma crise cultural”, assim começa o texto de apresentação do 55º Festival de Inverno UFMG. A proposta desta edição é justamente evidenciar como a cultura, mais do que nunca, está no centro das disputas políticas no Brasil hoje. Assim, a 55ª edição busca trazer para o debate as diferentes culturas que praticam e compartilham outras economias, políticas, sociabilidades e poéticas que se traduzem em outras estéticas.

Espetaculo Carmina Burana no 49ºFestival de Inverno Lucas Braga

 

 

Durante os 9 dias de evento, o público poderá acompanhar essas discussões por meio de uma programação diversificada, que inclui mesas redondas, lançamento de livros, oficinas e uma residência. Haverá ainda três exposições e doze apresentações artísticas, entre shows e performances. As atividades serão realizadas nos espaços culturais da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult): Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Espaço Acervo Artístico UFMG e também em outros locais no Campus Pampulha.

A programação cultural do 55º Festival de Inverno da UFMG promove também uma Jornada do Samba, que reúne oficinas sobre história do samba de BH, Mestre-sala e Porta-bandeira, enredo e percussão e a presença da mulheres na história do samba, além de uma grande roda de samba do Coletivo de Sambistas Mestre Conga, que encerra o Festival de Inverno no dia 27/7, às 19H, no Conservatório UFMG.

FOTO: EDGAR KANAYKO

 

 

O 55º Festival de Inverno UFMG apresenta três exposições inéditas,  ‘Cartas aos escritores do meu ramo’, ‘RESPIRAÇÃO’ e ‘marco a n c e s t r a l’, e duas já em cartaz, ‘Culturas de Resistência – Substratos Transformadores’ e ‘Mundos indígenas’.

Mais informações:

55º Festival de Inverno UFMG – Emergências e insurgências: estética, políticas e culturas

19 a 27 de julho de 2023

Onde: Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Espaço Acervo Artístico UFMG e Campus Pampulha.

Programação completa no site:

www.ufmg.br/festivaldeinverno 

Toda a programação é gratuita.

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG nas redes sociais

Instagram: festival_ufmg

Facebook: festivalufmg

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.