Belo Horizonte Destaque

Em busca de talentos das comunidades de BH, Festival “A Voz da Periferia” está com inscrições abertas

Com foco na descentralização da produção artística e na música como ferramenta de transformação social, está nascendo o festival “A Voz da Periferia” que pretende revelar novas vozes em Belo Horizonte e região. Ele funcionará em formato de concurso que vai proporcionar aos selecionados a participação em workshops, realização de shows na casa Autêntica e gravação de uma música e clipe.

 

 

Dos inscritos, serão escolhidos 20 artistas para vivenciar quatro experiências formativas sob a batuta do diretor artístico João Marcello Bôscoli, filho dos lendários Ronaldo Bôscoli e Elis Regina – que lançou artistas como Simoninha, Max de Castro, Tim Bernardes, Curumim e centenas de outros e trabalhou com grandes ícones da música como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Lenine, Nelson Sargento, Ivan Lins, César Camargo Mariano, Jorge Ben Jor, Demônios da Garoa, Zélia Duncan, Elza Soares, Arnaldo Antunes –, além de profissionais do mercado da música.

 

Boscoli | Foto: Divulgação

 

Após a fase dos workshops, os 20 pré-selecionados irão vivenciar tudo na prática em dois dias de shows presenciais que acontecerão na casa de shows “A Autêntica”, com entrada gratuita. Nesse momento, a comissão julgadora composta por Bôscoli, o cantor e compositor Flávio Renegado e a produtora Deisiane Fernandes, seleciona seis vozes que vão para a final, etapa que conta com voto popular. Serão avaliados aspectos como criatividade, originalidade, performance, harmonização, e interpretação.

 

O vencedor ganha a gravação da canção executada no show (mixada e masterizada); videoclipe – composto por cenas captadas no processo de ensaios, workshops e bastidores editadas com a gravação da apresentação no Festival; divulgação da canção e videoclipe na plataforma do projeto e em canais digitais e participação no show de encerramento da cantora convidada na Fase Final.

 

O projeto é uma realização do IBEX Produção Cultural (BH) em parceria com a Branco Eventos (SP) e é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, e prevê a criação de conteúdo audiovisual sobre um recorte da produção musical da periferia da capital mineira e a transmissão online das atrações musicais.

 

Quem pode se inscrever?

Artistas solo, bandas, grupos ou coletivos artísticos, desde que todos os integrantes tenham mais de 18 anos, e morem em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de janeiro pelo site avozdaperiferia.com.br.

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.