Belo Horizonte Brasil Crítica Musical Destaque Música

Crítica Musical – Lulu Santos foi censurado!

A censura era pesada e um grupo e pessoas (orientadas pela Ditadura Militar vigente) decidia o que o povo brasileiro deveria consumir, até que com a Constituição de 1988 ela foi extinta, Mesmo assim, muitos artistas dos anos de 1980 foram atingidos e o cantor Lulu Santos foi um deles

 

Se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/@CriticaMusical

 

[ Jornalista ]
– Felipe de Jesus
– Imagens: Lulu Santos
Siga: @felipe_jesusjornalista
Foto: Divulgação

 

Em um momento de polarização social e política do país, com pessoas buscando cada vez mais os seus direitos, a liberdade de expressão é importantíssima e as redes sociais, de certa forma, dão voz e ajudam nesse sentido.

 

Mas vale lembrar que nem sempre as coisas foram assim, já que que com a promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968, que criou a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), por onde deveriam previamente passar todas as obras artísticas (filmes, peças de teatro, músicas, discos) antes de executadas nos meios públicos.

 

Assim, a censura era pesada e um grupo e pessoas (orientadas pela Ditadura Militar vigente) decidia o que o povo brasileiro deveria consumir, até que com a Constituição de 1988 ela foi extinta, Mesmo assim, muitos artistas dos anos de 1980 foram atingidos e o cantor Lulu Santos foi um deles.

 

■ Com o disco “Lulu (1986)” através da música “Ro Que Se Da Ne”, o artista acabou passando pelo crivo (avaliação) da CENSURA.

 

Em sua estreia na RCA, depois de quatro álbuns e muitos sucessos na WEA, Lulu Santos voltou a cravar um punhado de hits nas rádios (o lado A inteiro do vinil frequentou, e muito, os dials entre 1986 e 1987: “Casa”, “Condição”, “Minha Vida”, “Pé Atrás” e “Um Pro Outro”). Porém, no lado B do disco estava a canção que, provavelmente, é a responsável por “Lulu”, o disco de 1986, nunca ter sido reeditado em CD: “Ro Que Se Da Ne”, vetada pela CENSURA. Com um som meio estilo Ultraje a Rigor:

 

 

A canção narra a história de um diretor de gravadora. Confira parte da letra:

 

Outro dia conheci
Um diretor de gravadora
Tirando rasante
De vassoura voadora

 

Ele me falou
Que se amarrou no visual
O contrato tá no papo
Se o talento for igual

 

Marcou um apontamento
No seu apartamento
Falou que era o “boss”
E que me punha por dentro

 

Pensei que me dei bem
Mas não me dei agora
Vou entregar:

 

O cara fuma, bebe e cheira
Fuma, bebe e cheira
Fuma e quer pegar no meu p……

 

Cheira a noite inteira
Fala sem parar
E quando chega o dia
Não quer mais me contratar

 

E ai, ficou decidido que o público não podia ouvir a canção. Mas é possível que nem o público consiga entender muito o que a letra dizia, a não ser que acompanhasse pelo encarte do vinil.

 

■ Toda Forma de Amor (1988):

 

 

Além desse trabalho, a capa do disco “Toda Forma de Amor” também foi censurada.

 

■ Ficha Técnica:
•Crítica Musical: (Roteiro e Vídeo):
– Felipe de Jesus & Roberto Silva
•Apresentação e edição:
– Felipe de Jesus

 

■ Apoio na direção:
– Roberto Silva (TV Norte Web)

 

■ Imagens do vídeo: Lulu Santos, grupo Vimana: Ritchie (vocal e flauta), Lulu Santos (vocal e guitarra), Luiz Paulo Simas (teclados), Lobão (bateria) e Fernando Gama (baixo).

 

#lulusantos #lulusantoscensurado #lulusantosanos80

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)