Belo Horizonte Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

15ª Edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH

Com temática que celebra nossas raízes e nossa latinidade, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH retoma suas atividades na capital mineira após um hiato causado pela pandemia. A identidade visual do FIT BH 2022 está simbolizada pela raiz de uma árvore ou as veias do sangue que corre em nosso corpo, assim como por um caminho longo, tortuoso e cheio de vida que foi trilhado até a entrega final do evento para o público.

 

Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon, essa 15ª edição marca o comemorado reencontro entre o público, grupos e artistas com o Festival e um tributo ao Teatro da cidade, reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte. Nesse contexto, o FITBH 2022 envolverá a cidade em diversas atrações com grupos e coletivos de teatro local, nacional e internacional, com a valorização da participação de artistas de BH, entre os dias 5 e 11 de novembro, com uma programação múltipla e diversa, ocupando teatros, ruas e espaços alternativos da capital. As atrações serão oferecidas a preços populares ou com entradas gratuitas.

 

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a realização do FIT BH é uma celebração, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da diversidade e pluralidade do teatro e a importância do movimento teatral que escreve a história da cidade. “Estamos muito felizes em oferecer ao público mais uma edição do FIT BH, com uma programação plural e descentralizada e oportunidades de formação e reflexão. Mas, mais que isso, é o reconhecimento da importância do fazer teatral para a democratização da cultura, para a formação de público, para ocupação dos espaços públicos e para a criação de vínculos com a cidade”, comemora. A Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca a importância da valorização do Teatro e do Teatro de Rua de Belo Horizonte na programação do FIT BH.

 

 

 

 

A curadoria do 15º FIT BH ficou a cargo de três profissionais com trajetórias bastante consolidadas em suas áreas de atuação: a atriz, curadora e diretora artística Andreia Duarte Figueiredo; o professor e pesquisador Marcos Alexandre; e a atriz, diretora e professora Yara de Novaes. A proposta da curadoria é trazer reflexões sobre as faces diversas e plurais dos “Brasis” e “Américas Latinas”. Esta edição pretende refletir sobre a memória como um saber que posiciona a identidade e a luta, fortalecendo os movimentos negros, indígenas, femininos, transgêneros em uma discussão estética política”, destaca a curadoria.

 

A programação completa já está disponível no site: www.portalbelohorizonte.com.br/fit  

 

Mais informações:

15º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH 2022

Quando: De 05 a 11 de novembro

Quanto: Ingressos – Eventim e Sympla (em breve)

   

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.