Belo Horizonte Cultura & Cidadania Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

“Teatro Cego – Um Outro Olhar” chega a Belo Horizonte

O Teatro Cego,  formato teatral onde a peça acontece completamente no escuro, convidando o público a abdicar da visão para acessar seus outros sentidos, chega a Belo Horizonte, pela primeira vez, com o espetáculo “Teatro Cego – Um Outro Olhar’’, que conta a história de uma empregada doméstica e sua patroa que passam, ao mesmo tempo, por um tratamento de câncer.  A montagem tem em seu elenco atores com deficiência visual e também videntes. As apresentações acontecem na Galeria Mari´Stella Tristão, do Palácio das Artes, de 04 de maio (quarta-feira) a 07 de maio (sábado), em duas sessões por dia, às 18h e 20h. E dia 08 de maio (domingo) – duas sessões, às 17h e 19h. Os ingressos para a peça são gratuitos e começam a ser distribuídos 1 hora antes de cada sessão do espetáculo. A distribuição será feita de acordo com a ordem de chegada, através de senhas. Só será distribuída uma senha por pessoa. Cada sessão acomoda 100 pessoas.

 

Levando em conta a abordagem do tratamento do câncer e as consequências para os pacientes, presentes no espetáculo, em parceria com o Teatro Cego, vem também à capital mineira o caminhão da Ong Cabelegria, que recebe doações de cabelo, transformando-o em perucas que são doadas, para pessoas que perderam seus cabelos devido ao tratamento quimioterápico ou a outras patologias. Todo o processo é gratuito. Uma hora antes de cada sessão e ao término de cada apresentação, o público presente é convidado a conhecer o caminhão da Cabelegria, que estará estacionado junto ao local da apresentação, e poderá doar seu cabelo para a confecção de perucas. Haverá, também, várias opções de perucas prontas para serem doadas a pessoas que tiverem perdido o cabelo em consequência de quimioterapia.

 

Flávia Strongolli Ian Noppeney e Sara Bentes scaled
Flávia Strongolli, Ian Noppeney e Sara Bentes

 

 

A Companhia de Teatro Cego é uma parceria entre o ator e diretor Paulo Palado e o produtor cultural Luiz Mel e conta ainda com os produtores Lourdes Rocha e Carlos Righi. Os atores da companhia, com deficiência visual, são Sara Bentes, Edgard Jacques, Luma Sanches e Giovanna Maira. Os atores videntes são Ana Righi, Flávia Strongolli, Ian Noppeney e Paulo Palado. A companhia ainda é formada pelos produtores responsáveis pela contrarregragem e efeitos, Zan Martins e Rosana Antão e pelo sonoplasta Felipe Herculano.

 

Mais informações:

Onde:  Palácio das Artes – Galeria Mari´Stella Tristão – Rua Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte

 Quando e Hora:  Dias 04 de maio (quarta-feira), 05 de maio (quinta-feira), 06 de maio (sexta-feira) e 07 de maio (sábado) – duas sessões por dia, às 18h e 20h. Dia 08 de maio (domingo) – duas sessões, às 17h e 19h.

 Quanto: Os ingressos para a peça teatral serão gratuitos e começam a ser distribuídos 1 hora antes de cada sessão do espetáculo. A distribuição será feita de acordo com a ordem de chegada, através de senhas. Só será distribuída uma senha por pessoa. Cada sessão acomoda 100 pessoas.

 – 30% dos ingressos serão direcionados para instituições ligadas ao câncer. Os ingressos que não forem utilizados pelas instituições serão distribuídos para o público na fila.

 

 – A ONG Cabelegria estará com seu caminhão recebendo doação de cabelo e fazendo doação de perucas para pessoas que tenham perdido o cabelo por conta de quimioterapia. Veja as condições para doação no item DOAÇÃO DE PERUCAS.

 

 – Nos dias 04, 05, 06 e 07/05 o caminhão da Cabelegria atenderá para receber doações de cabelo e doar perucas das 17h às 20h30. No dia 08/05 o caminhão da Cabelegria atenderá para receber doações de cabelo e doar perucas das 16h às 19h30.

 

Doação de Perucas

• Para o Cadastro de recebimento de perucas todos os pacientes deverão ter em mãos os seguintes documentos: Laudo médico, comprovante de quimioterapia, RG e CPF.

• A Cabelegria doa UMA peruca por paciente e se por ventura o paciente já tiver recebido uma peruca da ONG pelos correios ou pelos Bancos de perucas existentes o paciente não poderá receber outra peruca, caso queira ele poderá efetuar a troca da peruca, porém precisará levar a peruca doada.

• O cadastro é bem simples, será feito na parte externa do caminhão e após o cadastro, solicitaremos que o paciente assine um documento (obrigatório) “Comprovante de entrega de peruca” também perguntamos se o paciente autoriza a imagem para que possamos utilizar em nossas redes sociais. Caso aceite, o paciente assina o documento “Termo de Autorização de uso de imagem”. Lembrando que a assinatura desse documento é opcional.

• Após esse processo os pacientes serão direcionados para escolher sua peruca, assim que escolhida receberão um Kit com um álcool em gel, instruções de como cuidar de sua peruca e uma ecobag. 

• Todo o processo é gratuito.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.