Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Movimento Armorial 50 Anos: Exposição em cartaz no CCBB BH chega em seus últimos dias

Gilvan Samico – Pe. Cícero Romão – 1974 – Óleo sobre aglomerado

O que foi o movimento? 

Foi uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da Cultura Popular do Nordeste Brasileiro lançado em Recife (PE), no dia 18 de outubro de 1970, por um grupo de artistas e teve como mentor e líder o dramaturgo, professor, pintor, músico e consagrado escritor, paraibano de nascimento e pernambucano por adoção, Ariano Suassuna (1927-2014).

 

 

Ilustração sobre o movimento Armorial do artista Flavio Tavares.

 

 

Francisco Brennand, Antônio Carlos Nóbrega, Gilvan Samico, Aluísio Braga e outros artistas também fizeram parte do movimento.

Últimos dias da exposição no CCBB BH 

 

 

 

A exposição “Movimento Armorial 50 anos” mostra o minucioso trabalho de pesquisa e garimpagem no vastíssimo acervo do movimento feito pela curadora Denise Mattar. Ela segue em cartaz no CCBB-BH até o dia 07/02/2022, com entrada gratuita.

 

Também é possível fazer um tour virtual pelo site ou pelo app Musea.

 

Clicando aqui, você vai para o instagram do Culturaliza BH e vê o nosso rolê pela exposição.

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.