Belo Horizonte Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Música Teatro

Quartas de Improviso dá início a 13ª Temporada de improvisação musical e confluência artística

Realizado desde 2013, o Q.I., como é conhecido as Quartas de Improviso, que teve estreia nesta quarta-feira, 21 de julho, às 20:00, de mais uma edição e leva ao público artistas de diferentes linguagens para explorar o campo improvisatório sonoro a partir do contato com diversas manifestações da arte e do saber. Com 142 apresentações já realizados, e estando na vanguarda da cena de improvisação musical belo-horizontina, o Q.I. reúne na abertura desta temporada a musicista Thais Montanari, que explora paisagens sonoras atreladas a sons de instrumentos acústicos e eletrônicos; e a artista plástica Camila Lacerda, representada pela Galeria Periscópio Arte Contemporânea. As duas participam da abertura do evento que poderá ser conferido em qi.seminalrecords.org. Todas as apresentações desta edição poderão ser acessadas a qualquer momento no site do projeto.

 

Gabriela-Mureb-1-crédito-Francisco-Costa.jpg
Gabriela-Mureb-1-crédito-Francisco-Costa.jpg

 

A 13ª temporada do Q.I. traz uma ampla variedade de linguagens e intervenções. Ao todo, o Quartas de Improviso promove nove concertos até 15 de setembro. “Além dos músicos, temos convidados ligados ao audiovisual, ao teatro e às artes plásticas. Sempre pensamos o projeto sob a perspectiva de realizar apresentações de improvisação livre bem abertas, trabalhando dentro da arte contemporânea”, pontua Henrique Iwao, músico e idealizador da iniciativa, que utiliza objetos diversos em uma tábua de madeira amplificada para produzir movimentos sonoros. Segundo o idealizador do Q.I., a intersecção artística com o que está fora dos campo das artes também fazer parte do processo. “Já improvisamos em cima de uma palestra que mesclava filosofia e física e a partir da interação com uma aula de yoga que acontecia simultaneamente, entre outras ações fora da área artística. Tendo isso em mente, teremos a barista Rafa Rodrigues como convidada desta edição”, explica Iwao. Vale ressaltar que os vídeos enviados pelos artistas não serão vistos até a improvisação entres os músicos.

 

Todas as apresentações desta edição poderão ser acessadas a qualquer momento no site do projeto.

 

Oficina Mapeamento Sonoro, Poéticas & Técnicas, com Thelmo Cristovam

Datas: 4 de agosto a 8 de setembro (sempre às quarta-feira)

Horário: 20h

Local:  qi.seminalrecords.org

Inscrições: até 3 de agosto por meio do e-mail [email protected]

Evento gratuito

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.