Cinema Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

Mostra internacional “Café com Cinema”

A partir desta terça-feira, 18 de maio, a Cia Pierrot Lunar abre o seu canal do Youtube para o “Café com Cinema – Curta Jovens Realizadores”, uma mostra de cinema realizada pela trupe teatral, com seleção de 24 trabalhos (entre 3 e 30 minutos) de artistas (amadores e profissionais), cineastas e estudantes iniciantes no audiovisual, de diversas idades,naturais do Rio de Janeiro, Minas, Goiás e Distrito Federal) de Medelín (Colômbia). A segunda edição traz ainda um bate-papo com os participantes, com discussões sobre a produção no segmento, em contexto de pandemia. Todos os trabalhos ficarão disponíveis a partir do dia 18 de maio, terça, às 18h, até 23 de maio, às 23h, para que o público tenha tempo de assistir aos curtas e escolher o que mais gostou. A obra mais curtida no Youtube da Cia Pierrot Lunar será premiada com um Estabilizador H4 3-axis para Smartphone Gimbal IOs e Android  – que estabiliza imagens captadas de celular.

 

A mostra reúne obras com duração entre 3 e 30 minutos, desde curtas metragens de animação até documentários, além de produções que estão na fronteira entre o ficcional e o real. Os temas abordados nas produções dialogam com pautas urgentes como o isolamento social e a pandemia, além de questões de identidade. Entre outros critérios, os curtas foram realizados com imagens captadas em formatos variados, seja por câmera profissional e/ou via aparelho celular.

 

Para o filme estrangeiro será gerada legenda em português. Na intenção de facilitar a acessibilidade para as produções nacionais, a organização do evento deixará disponível legenda, caso o espectador deseje utilizá-la. “Nossa mostra contempla estudantes universitários ou de escolas livres, professores, artistas e cineastas que estejam realizando a experiência de seu primeiro curta metragem”, explica Neise Neves, atriz fundadora da Cia Pierrot Lunar e curadora da mostra. Ela conta que alguns dos realizadores selecionados são atores e atrizes se enveredando pelo cinema. “Talvez pela inquietude natural do artista de experimentar nesse momento dos encontros mediados pelas telas, ou ainda por ser uma mostra de cinema organizada por uma companhia de teatro”, reflete.

 

Café com Cinema é um cineclube que faz parte da programação anual do Espaço Aberto Pierrot Lunar, espaço multidisciplinar e sede da Cia Pierrot Lunar. Até a pandemia, as sessões aconteciam sempre gratuitamente, de portas abertas para rua, com a exibição de filmes clássicos e contemporâneos. “O público podia ficar à vontade e se servir de pipoca na manteiga e café”, relembra Léo Quintão. Segundo o ator, o projeto resgata a tradição do cinema de bairro e parte da cultura cinematográfica do bairro Floresta, abrigada pelos Cine Floresta e Odeon. “Esses encontros eram uma forma de revisitar a memória, rever grandes obras do cinema, estrangeiras ou brasileiras, e provocar a reflexão sobre o fazer do audiovisual”. Para Neise Neves, o Cineclube “nutria as nossas inquietações e pesquisas entre o teatro e a linguagem cinematográfica”.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.