Cinema Culturaliza Dicas Diversão

Mostra Raoul Peck – 3º Inverno das Artes

O Cine Humberto Mauro traz a obra do cineasta haitiano com maior projeção mundial, Raoul Peck, que passou pela Europa onde estudou cinema na Alemanha; pelos Estados Unidos, trabalhou como taxista em Nova York e é uma figura importante no Haiti, já tendo exercido o cargo de Ministro da Cultura. 

 

O recorte feito pelos curadores Bruno Hilário e Vítor Miranda exibe sete dos 20 filmes do cineasta que traçam um panorama do estilo único de Raoul Peck, que evidencia as condições políticas e sociais nas quais vivem minorias e povos marginalizados, entre os destaques, a exibição de “Eu não sou seu negro”, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2016. O público poderá assistir ainda às obras: Canto do Haiti (1987), sobre o desejo de vingança de um haitiano que foi torturado; O Homem das Docas (1992), que evoca a ditadura pelos olhos de uma menina; Moloch Tropical (1992), centrado no governante Jean de Dieu; e O Lucro e Nada Mais (2000), que documenta a miséria haitiana. 

 

Constam ainda na programação dois filmes sobre Patrice Lamumba, líder político congolês muito admirado por Peck: o documentário Lumumba – A Morte do Profeta (1992) e a ficção Lumumba (2000).  

 

A mostra, realizada pela Fundação Clóvis Salgado, integra a programação do 3º Inverno das Artes que, neste ano, destaca a multifacetada produção da arte negra no Brasil.

 

Informações sobre o evento:

Mostra Raoul Peck – 3º Inverno das Artes

Quando: 21 a 27 de julho

Onde: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Ingressos: Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.