Culturaliza Em casa

Tambor Mineiro recorda Dia da Abolição da Escravatura com série de eventos

O 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, é a data escolhida pela Associação Cultural Tambor Mineiro para dar início a uma série de discussões que enaltecem as manifestações culturais de matriz africana, especialmente o congado. De 13 a 17 de maio, quinta a segunda-feira, importantes convidados do estado de Minas Gerais falam sobre o Reinado Negro e a importância do 13 de maio para o povo mineiro, em mesas de debate mediadas por Maurício Tizumba; além de oficinas ministradas por integrantes do Tambor Mineiro, com acesso virtual e gratuito.

 

Programação de debates – mediação de Maurício Tizumba, acesso gratuito pelos perfis no Instagram: @tambormineiro e @mauricio_tizumba

 

No dia 13 de maio, quinta-feira, das 20h às 21h, conversa com o Capitão Jorge dos Santos, da comunidade quilombola dos Arturos (Contagem/MG); prossegue no dia 14 de maio, sexta-feira, das 20h às 21h, com Iara Aparecida Ferreira, fundadora e coordenadora do Terno de Congado Moçambique Estrela Guia (Uberlândia/MG).

 

No dia 15 de maio, sábado, de 20h às 21h, conversa com Pedrina, Capitã da Guarda de Moçambique Nossa Senhora das Mercês, benzedeira que está há mais de 50 anos à frente do congado da região Centro Oeste de Minas (Oliveira/MG); segue no dia 16 de maio, domingo, de 20h às 21h, conversa com a Professora Doutora da UFMG Leda Maria Martins, também rainha da Guarda de Moçambique do Vale do Jatobá (Belo Horizonte/MG). E no dia 17 de maio, segunda-feira, de 20h às 21h, o encerramento acontece com a presença do músico e compositor Sérgio Pererê.

 

Programação de oficinas – acesso gratuito, com retirada de ingressos pelo Sympla – acesso a todas pelo https://linktr.ee/tambormineiro

 

Nos dias 13 e 14 de maio, quinta e sexta-feira, das 19h às 20h, oficina “Pandeiro: Ritmos do Tambor Mineiro”, com Manu Ranilla. Ela vai ensinar notas básicos do pandeiro, ritmos e cantigas que cantadas no Tambor Mineiro. Inscrição pelo link.

 

Nos dias 15 e 16 de maio, sábado e domingo, das 14h às 15h, oficina “Tambores de Maio”, com Maurício Tizumba. Inscrição pelo link.

 

No dia 16 de maio, domingo, às 12h, exibição do vídeo “Tia Rosa ensina Receita Africana”, no perfil do Instagram @tambormineiro .

 

No dia 17 de maio, segunda-feira, de 14h às 16h, oficina “Som, Corpo e Tambor  – uma Experiência Musical”, com Bruno Messias (direcionada a crianças e adolescentes). Inscrição pelo link.

 

Serviço:

Tambor Mineiro no 13 de maio 

13 a 17 de maio, quinta a segunda-feira

Gratuito 

Informações, acesso e inscrições: @tambormineiro 

 

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br