De rede social baseada em imagens, o Instagram passou a ser considerado vitrine para empresas, negócios e perfis pessoais e conquistar um espaço nele é o objetivo da maioria
Todo mundo quer que seu perfil seja curtido, que seus seguidores interajam, que seus posts bombem nas redes, não é verdade? Porém muita gente ainda não se deu conta de que para isso é preciso investir em planejamento.
Sim, planejamento é a alma do negócio também quando a ideia é conseguir mais e mais curtidas no Instagram. Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como “construir” e manter um perfil que vai chamar a atenção, o que significa conquistar seguidores!
Se o perfil ainda tem poucos curtidores, uma boa maneira de começar a chamar ainda mais público é com planos como o da site Subsly, que garante um “pontapé inicial” para seu perfil, ajudando muito no crescimento rápido e consistente dele.
Por isso, uma vez garantidos os seguidores e curtidas iniciais, vamos planejar o sucesso do seu perfil!
Como me planejar para garantir mais Curtidas?
Apesar de o número de curtidas já não poder ser visualizado há bastante tempo, um dos critérios do algoritmo da plataforma para exibir postagens em sua página inicial é o número de vezes que as publicações são curtidas.
Esse número de curtidas do post aumenta a entrega do seu conteúdo, ou seja: se um seguidor curte sempre seus posts, o algoritmo do Instagram vai mostrar mais e mais posts seus a ele e é assim que você constrói sua audiência, percebeu?
Para que suas postagens sejam mais lidas e, quando lidas, curtidas, existem mais algumas regras importantes a serem seguidas.
Preste atenção nos seguintes passos e confira se seu material está sendo pensado a partir deles:
- Defina seu público e cuide dele
- Capriche nas fotos
- Capriche nas legendas
- Use hashtags
- Marque a localização
- Interaja sempre com seu público
- Use o Instagram Ads
- Contrate seu pacote de curtidas
Defina seu público e garanta a fidelização das Curtidas
Para criar um perfil com possibilidades reais de bombar na rede social, você tem que definir muito bem o perfil dos seguidores que quer conquistar.
Se seu perfil é direcionado para um público que curte observação de pássaros, por exemplo, pense nestas pessoas na hora de produzir conteúdos e ofereça o melhor material possível a ele.
A pergunta é: “o que eles gostariam de encontrar, que informações são relevantes para eles, o que fará que eles sintam que meu perfil vale ser seguido?”
Tudo o que você postar terá que ser do interesse dele, terá que ser útil, original e indispensável, nunca esqueça isso e invista o que puder para chamar a atenção pela qualidade!
E atenção aos horários de postagem! Eles são diferentes para cada nicho e se você conhecer realmente bem seu público, saberá quel a melhor hora do dia e dias da semana para publicar seu conteúdo. Olha aí mais uma dica e mais um ponto a ser observado.
Fotos caprichadas, curtidas garantidas!
Existem estudos e publicações que trazem alguns números interessantes quando queremos demonstrar a diferença que alguns pequenos detalhes nas fotos fazem nas postagens do Instagram.
Fotos com mais iluminação, por exemplo, têm 24% a mais de curtidas, enquanto que fotos com rostos ganham 38% mais likes e 32% mais comentários.
Imagens com texturas, por sua vez, trazem 79% mais de likes e podem resultar em 29% a mais no engajamento.
Use a luz como sua maior aliada. Essa é a primeira e regra para fazer ótimas fotos usando apenas seu celular.
Evite flash e aproveite sempre a luz natural, usando e abusando dos contrastes que ela oferece, principalmente na hora que os fotógrafos chamam de “hora de ouro”, que é quando o sol baixa e seus reflexos tornam tudo mais bonito!
Componha sua foto. Personagens, texturas, cores e todos os elementos que fazem parte da sua foto precisam ser pensados um por um. Quando juntos, use a regra dos terços para equilibrá-los.
O resultado tem que encher os olhos do leitor e chamar a atenção ao próximo item de nossa lista: a legenda da foto.
A foto levanta a bola, a legenda arremata o ponto
Uma boa legenda é tão importante quanto a imagem que você se esforçou tanto para produzir. Vale a pena tirar um momento e pensar bem no que dizer. A legenda completa a mensagem da foto!
Esse pequeno texto precisa envolver seu seguidor a partir do senso de humor, da emotividade, de uma citação especial a um deles ou mesmo a celebridades.
Ela, a legenda, precisa engajar, fazer com que o seguidor se sinta parte daquela história, rindo ou se emocionando com ela.
Essa interação também pode ser conseguida com perguntas feitas na legenda e que o seguidor fará a si mesmo, respondendo com o silêncio, uma curtida, um comentário ou, na melhor das hipóteses, com um comentário e uma curtida!
Outra dica: escreva legendas descritivas do seu perfil/negócio, pois o Instagram vai detectar as suas informações e colocar seu perfil/posts nos resultados de buscas semelhantes.
As hashtags, ah…as hashtags!
As hashtags são um recurso às vezes mal compreendido, porém sabendo usá-las ajuda muito na hora de marcar conteúdo e a segmentar seu público.
Com a hashtag correta, um post será identificado diretamente pelo público interessado no assunto, abrindo um canal direto para novos seguidores se interessarem pelo seu perfil e podem ser um belo empurrão nas curtidas do seu perfil.
E, como sabemos, quanto mais seguidores você conseguir, mais curtidas no Instagram terá. Então, atenção a elas!
Localização marcada no Instagram também ajuda a conseguir curtidas
Assim como as hashtags, a localização dos posts também é ainda pouco explorada. Ela é uma ferramenta poderosa para ser encontrado pelo público que lhe interessa.
Para perfis que atuem localmente, numa cidade ou bairro, por exemplo, marcar a localização de um post significa atingir o público daquela área específica – o seu público!
Interação gera engajamento que gera curtidas
Uma regra de ouro para manter seus seguidores fiéis à sua marca ou perfil, é dar toda a atenção que eles merecem. E eles merecem toda a que você puder oferecer!
Seja exibido na aba Explorar do Instagram
O Instagram usa Inteligência Artificial para escolher o conteúdo que aparece em sua página Explorar. É por isso que o que você vê é completamente diferente do que aparece para um amigo seu.
O algoritmo da plataforma está sempre reunindo e analisando as suas informações de perfil, localização e palavras inseridas em buscas, quantidade de curtidas e de interações e tudo mais que possa obter sobre seus interesses.
Assim, quando você abre a aba Explorar, todos esses dados entram em cena e, a partir deles, o Instagram determina o que você deve ver. Ou não.
Por isso uma outra dica interessante é que a Bio do seu perfil contenha uma palavra-chave que o ligue diretamente ao seu tema de interesse direto.
Quem veio primeiro o engajamento ou as curtidas?
Finalizando este texto, o que fica de lição mais importante é que mais curtidas em seus posts se traduzem em mais chances de que seu conteúdo seja exibido na aba “Explorar” e isso atrai mais seguidores, claro.
Mas, também surge a pergunta que não quer calar: se para conseguir curtidas seu perfil precisa ser conhecido, e para ser conhecido seu perfil é necessário um bom engajamento, o que acontece com perfis novos ou que ainda não têm um número significativo de seguidores?
As opções são várias e atendem às necessidades de diferentes perfis de curtidas orgânicas, entrega gradual e todas as garantias de segurança e privacidade.
Hoje em dia o Instagram deixou de ser apenas uma rede social. Ele hoje é uma vitrine, um verdadeiro portfolio para empresas e profissionais autônomos, e assim deve ser encarado, produzido e gerenciado: com seriedade e como uma parte fundamental do seu negócio.