Culturaliza Gratuito ou a baixo custo

Serie de videos apresenta elementos arquitetonicos do Museu Casa Kubitscher

O Pampulha Território Museus apresenta a série de vídeos “Arquitetura e Ilustração”. A atividade analisa os elementos arquitetônicos do Museu Casa Kubitschek, por meio de desenhos narrados por um convidado. No primeiro vídeo da série, Cândido Dutra, arquiteto e professor, apresenta detalhes sobre o telhado borboleta, um ícone da arquitetura modernista, presente no espaço. O Pampulha Território Museus é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico. O vídeo já está disponível no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br desde o último dia 31 de março.

 

Um telhado borboleta consiste em duas coberturas unidas nos seus pontos mais rebaixados de modo a formar um desenho que lembra as asas abertas de uma borboleta, assim como o utilizado por Oscar Niemeyer, na década de 1940, no projeto da casa de traços modernos na orla da Pampulha, que se tornaria mais tarde o Museu Casa Kubitschek.

 

Cândido Dutra ressalta que o legado da edificação “não é apenas ter sido a casa de JK, projetada por Oscar. Ela é o testemunho de uma época de mudanças. Testemunho de uma época em que Belo Horizonte queria sair do ranço provinciano e do ranço tradicionalista para passar as novidades. É com JK que o avanço em BH toma forma novamente, e aí com um novo contexto, de início criticado, mas que hoje virou peça imprescindível do nosso patrimônio”. O professor destaca, também, que Oscar Niemeyer optou pela adoção do telhado borboleta para preservar a visão da lagoa, a partir dos jardins situados nos fundos da Casa, o que não ocorreria se a construção fosse realizada com telhado tradicional.

 

A atividade integra a programação educativa do Museu Casa Kubitschek, projeto que integra o Conjunto Moderno da Pampulha e tem como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então Prefeito Juscelino Kubitschek (1940- 1945). Marco da arquitetura moderna dos anos de 1940, a casa projetada por Oscar Niemeyer é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Todo o processo de produção e gravação do vídeo, realizado em fevereiro, ocorreu respeitando os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 vigentes na cidade.

 

Lançado em dezembro de 2020, o “Pampulha Território Museus” tem por finalidade promover e ampliar as Políticas de Patrimônio e Memória e de Fomento à Cultura de Belo Horizonte. Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações. Ao reconhecer a importância e representatividade do Museu de Arte da Pampulha – MAP, da Casa do Baile e do Museu Casa Kubitschek para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus” busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações e relação com a cidade.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.