Culturaliza Em casa

Academia Mineira de Letras apresenta a Palestra “120 anos da invenção de Murilo Mendes

O ano de 2021 trouxe muitas datas marcantes da literatura brasileira. Entre elas, estão os 120 anos do nascimento do escritor Murilo Mendes. Em homenagem à ocasião, a Academia Mineira de Letras convida a pesquisadora e escritora Marisa Timponi para apresentar a palestra “120 anos da invenção de Murilo Mendes”. O vídeo pode ser conferido no YouTube da AML a partir do dia 8 de abril, às 11h.

 

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores.

 

“120 anos da invenção de Murilo Mendes” trata-se de um recorte do livro “O Processo da Invenção na Busca da Liberdade”: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes, publicado pela aprovação da Lei Murilo Mendes da Prefeitura de Juiz de Fora, com Ilustrações e diagramação de Valéria Faria, Prefácio de Leila Barbosa e autoria de Marisa Timponi Pereira Rodrigues, estudiosa do poeta e pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora. É uma homenagem, em seus 120 anos, ao processo poliédrico de um poeta multifacetado pela invenção ao criar suas imagens.

 

A palestra propõe uma discussão da literatura na modernidade com base na criação muriliana como marca de vanguarda permanente, via uma poética libertária, sagrada/profana, ressaltando o lúdico, o irônico e o caráter alegórico do poeta de “olho armado” na cultura universal.

 

Além das palestras online inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

SERVIÇO:

Palestras online “120 anos da invenção de Murilo Mendes” – com Marisa Timponi

 Data: a partir de 8 de abril, às 11h

Acesso pelo YouTube da Academia Mineira de Letras

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br