Na foto: O gemólogo e perito Hugo Werner Flister – Crédito: Agência GC.
Em Minas Gerais, a ‘H.Werner Perícias & Avaliações’, é o local mais indicado para quem tem joias, Diamantes, pedras preciosas e outros materiais; escritório está localizado na Rua Pernambuco, nº353, sala 1005, esquina com Avenida Brasil, ao lado do Centro de BH
•Da Redação
Quando há a necessidade de se realizar as partilhas de bens, poucas pessoas sabem da importância de se ter um profissional capacitado para tal atribuição. Tanto que, pela falta de conhecimento, acabam contratando pessoas sem experiência em Ações Judiciais e muito menos, vivência em Partilhas de joias e metais, assunto que o Perito Gemólogo é o mais indicado para resolver!
Em Belo Horizonte Minas Gerais, a ‘H.Werner Perícias e Avaliações’ é um dos locais mais tradicionais e indicados para esse serviço. De acordo com o gemólogo e perito Hugo Werner Flister (que faz parte da ASPEJUDI – Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais), essa situação deve ser olhada com atenção, por isso, ele explica como funciona a questão das Partilhas e Ações Judiciais, trazendo mais tranquilidade para os familiares e seus respectivos advogados que precisam de um apoio nesse momento delicado.
– Qual o procedimento ideal em caso de Partilhas ou Ações Judiciais, quando os bens a partilhar são: joias, Diamantes, pedras preciosas e outros materiais relacionados?
Na maioria dos casos, estes materiais, ainda que preciosos e de grande valor como patrimônio familiar, geralmente são transferidos para outras gerações, sem qualquer comprovação de autenticidade ou legitimidade. Por isso, torna-se necessário fazer a análise em laboratório gemológico destes materiais para fins de certificação e classificação, que são fundamentais para realizar a avaliação monetária. Para partilhar de forma justa e correta, o juiz nomeará um profissional de sua confiança para a tarefa, o qual deverá realizar os trabalhos periciais de forma imparcial e demonstrar os resultados em Laudo Pericial.
– Como são feitos esses trabalhos?
Em caso de joias, Diamantes, pedras preciosas e outros materiais dessa natureza, esses deverão ser analisados e examinados pelo Perito Gemólogo em laboratório gemológico. Inicialmente, com uso de aparelhamento e equipamentos específicos serão submetidos aos exames e análises de identificação para fins de comprovação de legitimidade. Em seguida, será realizada a classificação e etapa em que serão analisados aspectos e características relevantes, como, cor, pureza, lapidação, peso, quantidade, assim como o teor e a qualidade das ligas metálicas utilizadas na confecção, em caso de joias. Assim, com base nos resultados obtidos nas etapas anteriores aliados ao conhecimento mercadológico, será realizada a Avaliação Monetária.
– Qual a finalidade do Laudo Pericial Técnico Gemológico?
Uma grande quantidade de materiais sintéticos artificiais, reconstituídos, além de outros, são produzidos e comercializados com a finalidade de imitar ou substituir os naturais, que muitas vezes em função da autenticidade aparente, são adquiridos como se autênticos fossem. Isso acontece também com as ligas metálicas que imitam os metais preciosos, tornando assim, necessária a certificação de autenticidade através do Gemólogo credenciado, o qual fornecerá um Laudo Técnico ou certificado Gemológico com a devida descrição, imagens, selos, lacres. Ou seja, um documento de identidade daqueles materiais.
– Qual a relevância de se ter um Gemólogo e também da certificação nas partilhas?
Como geralmente são materiais de tamanho pequeno, mas de grandes valores, a certificação e o acompanhamento profissional por um Gemólogo é fundamental em casos de penhoras, execuções, inventários, partilhas judiciais/extrajudiciais, transações comerciais e até mesmo para certificar e avaliar o patrimônio pessoal ou familiar.