Bares Belo Horizonte Culturaliza Gastronomia Tá Rolando

Comida di Buteco 2022: Visitei três bares novatos e amei; confira a minha experiência

Já tá rolando e vai até o dia 08 de maio a 22ª edição do Comida di Buteco que conta, nesta edição, com 90 participantes espalhados pela cidade que oferecem os seus petiscos com o preço fixo de R$27. Na disputa pelo título estão desde os veteranos aos mais novos, conforme data de abertura, inclusive, alguns deles que foram inaugurados durante o isolamento social.

 

Eu amo um buteco e nessa época do ano fico ainda mais instigado pra conhecer alguns que eu ainda não tive a oportunidade. Aproveitando que neste ano temos vários participantes novatos, fui visitar três deles de uma vez só, em um caravana realizada com outros amigos jornalistas.

 

O primeiro da noite foi o Bar da Lili, no Santa Tereza. O lugar é bastante aconchegante e representa muito a sua região. Com mesinhas no passeio e um climinha bem agradável, fomos recebidos com uma cerveja trincando, do jeitinho que todo mundo gosta.

 

O seu prato participante é o Bolinhos de Galinhada Gaúcha que são feitos com arroz e frango da Galinhada Gaúcha recheados de muçarela e acompanha um molho de parmesão. Eu amei! O gosto explode na boca já na primeira mordida. Destaque para o molho de parmesão que dá um toque muito especial ao prato.

 

Bolinho de Galinhada Gaúcha | Foto: Rodney Costa

 

 

A segunda parada da nossa caravana foi em um local bastante conhecido pelos botequeiros de BH, o Edifício Maletta. Por lá, o bar participante é o Xambar que nos oferece mesas na sacada do prédio, com aquela vista clássica para a Avenida Augusto de Lima.

 

O clima do local dispensa detalhes e o destaque vai para o prato participante, o Alivôxambar, que é uma costelinha de porco flambada na cachaça, acompanhada de aligot de batata inglesa, crispy de couve e azeite aromatizado com ervas e limão siciliano.

 

Ele serve duas pessoas, mas… É tão gostoso, que eu aconselho pedir um só pra você, haha! A carne estava muito bem temperadinha e o aligot então… Sem comentários!

 

Alivôxambar | Foto: Rodney Costa

 

 

A nossa terceira e última parada também foi em uma outra parada bem conhecida, aquele quarteirão da Praça Tiradentes, no Santa Efigênia. O bar foi o Bemdito que oferece também mesinhas ao ar livre, além de transmissão de jogos, para os fanáticos de plantão.

 

O prato que eles apresentam é muito diferente do que eu costumo comer, mas tive uma surpresa positiva ao comê-lo. Chamado de Joelho Bem-dito, é feito com joelho de porco pururuca na cama crocante de banana com batatas coradas. Acompanha molho de mostarda e mel da casa.

 

Achei a carne bem saborosa e essa “cama crocante de banana” é simplesmente incrível. Destaco o molho de mostarda e mel da casa que também me deixou entusiasmado. Deu vontade de pedir mais, haha.

 

Joelho Bem-dito | Foto: Rodney Costa

 

Olha, não consegui escolher qual eu gostei mais até agora. Sou uma tristeza para fazer escolhas, mas assumo que a qualidade dos pratos que tive a oportunidade de provar me deixaram ainda mais indeciso.

 

Passo essa responsabilidade pra você! Faça sua visita e me conta depois qual você gostou mais.

 

Cê pode conferir todos os bares participantes clicando aqui.

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.