Culturaliza Em casa

Festa da Francofonia conta com atrações gratuitas e online para o público

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, 7ª edição acontece entre os dias 10 e 29 de março com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, clube do livro, atelier, exposição, palestras e muito mais. As atrações ocorrem de forma virtual. A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa.

 

Partindo da vida e obra de duas mulheres excepcionais, a escultora Camille Claudel (1864-1943) e a filósofa feminista existencialista Simone de Beauvoir (1908-1986), a Aliança Francesa convida o público para uma leitura dramatizada em francês e em português. O Atelier Mulheres Revolucionárias faz parte da programação da Festa da Francofonia e acontece virtualmente no dia 27 de março, às 10h. Conduzido por Simone Mello (Brasil) e Charlotte Giusti (França), o Atelier propõe um diálogo entre Claudel e Beauvoir. O bate papo acontece por meio da plataforma Zoom.

 

“No último ano, o mundo inteiro reforçou a importância da cultura na vida das pessoas. A Festa da Francofonia vem para trazer mais entretenimento ao público que pode aproveitar várias atrações de casa e conhecer mais sobre o rico universo francófono, que envolve múltiplas culturas, costumes e grande produção cultural, às vezes desconhecida dos brasileiros”, explica o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.

 

Ainda há muitos livros em francês a serem explorados pelo público brasileiro. Pensando nisso, o Clube do Livro da Francofonia, realizado pela Aliança Francesa, pretende discutir a aclamada obra “Sexy Summer” (2020), com a presença da autora franco-belga Mathilde Alet. O encontro virtual acontece no dia 16 de março, às 17h.

 

PROGRAMAÇÃO

Clube do Livro da Francofonia

Livro Sexy Summer (2020), Mathilde Alet

Data: 16 de março, às 17h

Inscrições: [email protected]

Onde: encontro online pela plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail aos inscritos)

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/xLILuIsq6NE

Vagas limitadas

 

Exposição virtual “Música e Cérebro: a combinação perfeita”

Data: a partir de 26 de março

Acesso: https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/

 

Atelier Mulheres Revolucionárias

Data: 27 de março, às 10h

Acesso: Plataforma Zoom

Link: https://zoom.us/j/98606235720?pwd=NnVXWHBzdTRTMzBuRDRHd0NnM3BIUT09

Ciné-Club virtual Bande à Part

Participação gratuita

Bate-papo online dia 29 de março, às 18h

Inscrições até 29 de março pelo e-mail [email protected].

 

Concurso Jean de La Fontaine

Inscrições abertas – Até 1º de julho

https://concours-la-fontaine.francais-sciences.fr/

 

 

SERVIÇO

Festa da Francofonia 2021

Aliança Francesa

Até 29 de março

Locais variados

Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineirinho do interior que torce para o São Paulo e adora o Rock in Rio. Dependendo do dia, apenas a melhor pessoa que você vai conhecer hoje.
http://culturalizabh.com.br