Desde o último dia 03 de fevereiro, a exposição Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura, ocupa as dependências do CCBB-BH, será a primeira mostra/homenagem ao inquieto artista falecido em maio de 2020, aos 92 anos. Artista cinético, pintor e desenhista, Abraham Palatnik é considerado um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia. De modo criativo, e ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Palatnik desenvolveu experimentações artísticas e estéticas diversas.
A mostra, sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, dialoga com as exposições individuais do artista, realizadas pelos mesmos curadores, respectivamente em 2013 e 2017, nos Centros Culturais do Banco do Brasil de Brasília e Rio de Janeiro. No total, serão apresentados ao público mineiro 75 trabalhos de épocas diversas, abrangendo os vários segmentos experimentados pelo artista: Aparelhos Cinecromáticos, Objetos Cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pinturas e desenhos de projetos.
Entre as novidades da exposição que o CCBBB BH irá abrigar, e que a diferencia das mostras anteriores, estão o inédito curta-metragem dirigido pelo filho Roni Palatnik, que registra o artista fazendo uma das obras da última fase, e um destaque à série W, a última de sua produção. “Por volta de 2004, Abraham Palatnik deu início a uma nova série denominada simplesmente W. À primeira vista, trata-se de mais um desdobramento de seus relevos progressivos. E é. Mas vai além, ao propor uma discussão sobre a ativação do suporte, sua materialidade, diante da ocupação abstrata e/ou figurativa da superfície.” (Frederico Morais – Fevereiro de 2020).
Inicialmente prevista para ficar em cartaz até meados de abril, a mostra foi prorrogada até agosto (08/08). Fechado em virtude da pandemia de Covid-19, o CCBB BH disponibilizou o tour virtual da exposição ‘Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura’, que possibilita acessibilidade a todos os públicos. A mostra está disponível no site https://tourvirtual360.com.br/
Para Gislane Tanaka, nova gestora geral do CCBB BH “a prorrogação da mostra e a oferta de programação on-line reafirmam o compromisso do Centro Cultural Banco do Brasil em possibilitar o acesso à cultura. A estabilidade de uma programação em artes plásticas, que ficará em cartaz até o mês de agosto, permite que o público tenha tranquilidade para se organizar para a visita, sem a pressão do encerramento da temporada. Até que a reabertura aconteça, o CCBB continua aberto virtualmente nas plataformas digitais, com programação on-line diversificada e acessível.”