Culturaliza Em casa

Festival Sabiá estreia com oficinas, palestras e serenatas totalmente gratuitas

Criado pela produtora EncantaQueVoa, o Festival Sabiá é o primeiro festival de Belo Horizonte desenvolvido para expressar o protagonismo da maturidade. Em 2021, o projeto se transforma em um grande portal online. Oficinas, palestras, serenatas musicais, performances e contação de histórias integram a programação. Parte do conteúdo já está disponível no site, que será continuamente alimentado, pois não se trata de uma ação pontual, mas permanente. O acesso aos conteúdos é totalmente gratuito.

Um dos destaques da programação é o Sabiá na Janela: músicos que fariam shows no festival vão se apresentar na rua, em frente às casas de pessoas convidadas a receber o presente pelo Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), da PBH. A estreia do portal apresenta o registro da performance do cantor Clécio Araújo na casa do Sr. Edson.

Oferecida pela artista e professora Maíra Paiva, a oficina “Palavras para secar o tempo” também chama a atenção ao convidar os participantes a exercitar a criatividade por meio da escrita. Promovendo um exercício de poética com palavras, desenhos ou grafias, Maíra propõe uma reflexão sobre a escrita em forma de poesia, narrativa ou conto para trazer à tona as memórias da cidade e da passagem do tempo.

Abaixo os conteúdos que já estão disponíveis no portal:

SERENATAS

Categoria: Espaço da arte

1 – SERENATA

SR. EDSON – CLÉCIO ARAÚJO

O cantor Clécio Araújo se encontra com o Sr. Edson, do Centro de Referência da Pessoa Idosa de Belo Horizonte, para uma serenata. As músicas escolhidas para o momento foram Rio de Piracicaba, de Tião Carreiro, e Tocando em Frente, de Almir Sater.

Clécio Araújo iniciou seus estudos musicais aos 11 anos. Apesar de ser formado como instrumentista clássico, sempre pesquisou e esteve em contato com o cancioneiro popular caipira e sertanejo, ao mesmo tempo em que pesquisava causos e histórias do interior. É vocalista do bloco de carnaval É o Amô.       

OFICINAS

Categoria: Pra aprender

1 – MAÍRA PAIVA

Oficina “Palavras para secar o tempo”

Através da escrita, a oficina busca estimular a criatividade, registrando as memórias e as experiências da cidade e da passagem do tempo. A artista propõe uma reflexão sobre a escrita em forma de poesia, narrativa, conto e como um exercício de poética com palavras, desenhos ou grafias para trazer memórias e experiências. O tempo de leitura, escuta e troca também é abordado como necessário para desenvolver a parte plástica e visual da intervenção. Maíra apresenta o processo de produção dos cartazes coloridos, revelando os modos de pintura, técnica e formas de escrita, e a montagem do varal poético com os cartazes.

2 – ALESSANDRA VISENTIN

Oficina “O nosso era uma vez: contando as nossas melhores histórias”

A oficina tem como objetivo incentivar momentos de lazer, cultura e resgate das memórias e experiências. A psicóloga conduz os participantes ao mundo da fantasia e mostra que as histórias podem e devem ser compartilhadas. A partir disso, procura desenvolver habilidades e técnicas próprias da contação de histórias.

3 – ALEXANDRE LOPES

Oficina “Retratos Artesanais”

A oficina conta a história dos retratos, mostra o equipamento e seu funcionamento, apresenta a técnica de fazer retratos e o modo como as cores e o acabamento são tratados artesanalmente.

4 – RENATA SEABRA

Oficina “Memória”

A oficina busca estimular a memória pelos sentidos como forma de promover o envelhecimento ativo e saudável. O primeiro vídeo fala sobre a importância de estimular a memória para manter-se saudável. O segundo aborda uma reflexão sobre como os sentidos podem potencializar a memória. E no terceiro vídeo, Renata pontua sobre como estimular a memória no cotidiano.

5 – CORINNE LOPES

Oficina “Comunicação não violenta!”

O primeiro vídeo da oficina apresenta uma introdução sobre a ideia de comunicação não violenta (CNV) e faz uma reflexão sobre quem somos e com quem conversamos. No segundo, Corinne pontua sobre a impermanência da vida, a beleza do olhar, o convite da CNV e a importância de acessar e corporificar os sentimentos. O último aborda a questão dos pedidos e da gratidão e propõe um breve exercício.

6 – GABRIEL ZAIDAN

Oficina “Empreendendo na aposentadoria”

A oficina é ministrada pelo comunicador e gestor de projetos Gabriel Zaidan, que apresenta o contexto atual do mundo, com um viés direcionado para o mercado corporativo. Gabriel propõe uma reflexão sobre si e sobre o empreendedorismo na aposentadoria, tendo como exemplo seu pai, que começou a empreender após se aposentar e hoje tem uma franquia em expansão.

7 – LOURDES DELIA RIVERA

Oficina “Oratórios decorativos”

Para criar diversas peças decorativas e utilitárias, a oficina traz como fundamentos a religiosidade, a tradição, o reaproveitamento e a preocupação com o meio ambiente. A partir disso, o processo de criação das peças objetiva estimular a criatividade e exercitar a coordenação motora.

CONTEÚDO SEMANAL

Categoria: Pra se inspirar

PATI LISBOA

Pati Lisboa é palestrante, professora e consultora de comunicação corporativa. Toda semana está no Portal Sabiá para conversar sobre longevidade, maturidade e sonhos.

1 – “Apresentação”

2 – “Envelhecer”

3 – “Legado”

TIO FLÁVIO

Tio Flávio é professor, palestrante e coordenador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural. Toda semana está no Portal Sabiá para compartilhar experiências e conversar sobre longevidade, felicidade e sentidos da vida.

1 – “Viver com intensidade”

2 – “Felicidade”

3 – “Alzheimer”

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br