As cidades da região metropolitana “escondem” muitas coisas interessantes. Eu amo descobrir esses espaços, pessoas e ações e hoje “zapeando” pela internet vi uma notícia muito legal: a conhecida Casa dos Cacos, em Contagem, será restaurada e reaberta ao público!
Assumo que já tinha escutado falar dela, mas nunca passei por perto, então, por isso, resolvi pesquisar mais sobre e agora vou compartilhar um pouco do que descobri.
A Casa
- De acordo com as informações disponíveis no site da Prefeitura de Contagem, a Casa conta com várias representações de identidades da cidade e é a única em sua tipologia no Brasil;
- Foi construída e customizada pelo geólogo Carlos Luís de Almeida com mosaicos de louça e cerâmicas a partir do ano 1963. Ele seguiu com as obras até o ano de sua morte, em 1989;
- O espaço é dominado por cacos originados de diversos lugares. Alguns deles vieram diretamente do Palácio do Planalto. Eles haviam sido um presente da esposa do ex-presidente Ernesto Geisel;
- O proprietário do extinto Café Pérola, na Praça 7, em BH, também foi um dos fornecedores de cacos;
- Nela, você consegue ver variados mosaicos, esculturas de cachorros, cabras e a elefante “Fifi”;
- Adquirida pela Prefeitura em 1991, ela foi tombada em 2000, de acordo com o decreto 10.445;
- Sendo muito conhecida na cidade, enquanto estava aberta, recebia cerca de 300 visitantes por mês, conduzidos pelos cômodos por guias. Esse modelo será mantido em seu novo momento.
A restauração
Fechada há 15 anos, o local chama a atenção de quem passa em sua rua e, desde então, mobiliza os moradores e apreciadores da cidade a pedirem ao governo local a sua abertura e, agora, parece que o pedido surtiu efeito, pois o casarão passará por uma restauração completa ainda este ano.
A promessa vem desde 2014, quando uma empresa foi contratada para a restauração mas a falta de dinheiro fez com que o projeto fosse paralisado. Mas agora a informação foi confirmada pelo diretor de Políticas de Memória e Patrimônio Cultural da Prefeitura de Contagem, Thomaz dos Mares Guia Braga.
“A comunidade sempre cobrou que a casa fosse reaberta. Agora temos a verba empenhada e vamos tentar começar as obras no mais tardar no início de novembro”
Os recursos vêm do ICMS Cultural e garantirá todo o restauro, sua restruturação e a ampliação de um anexo de dois andares, com uma varanda de vidro. A previsão de inicio é “no mais tardar no início de novembro” e a reabertura deve ser, mais ou menos, 180 pós o começo das obras.
Onde fica?
R. Ignez Glanzmann de Almeida, 132 – Bairro Bernado Monteiro – Contagem – MG