Culturaliza Curiosidades Gratuito ou a baixo custo

Conheça a Casa dos Cacos; um famoso espaço cultural de Contagem que será restaurado

As cidades da região metropolitana “escondem” muitas coisas interessantes. Eu amo descobrir esses espaços, pessoas e ações e hoje “zapeando” pela internet vi uma notícia muito legal: a conhecida Casa dos Cacos, em Contagem, será restaurada e reaberta ao público

Assumo que já tinha escutado falar dela, mas nunca passei por perto, então, por isso, resolvi pesquisar mais sobre e agora vou compartilhar um pouco do que descobri. 

 

A Casa

  • De acordo com as informações disponíveis no site da Prefeitura de Contagem, a Casa conta com várias representações de identidades da cidade e é a única em sua tipologia no Brasil; 
  • Foi construída e customizada pelo geólogo Carlos Luís de Almeida com mosaicos de louça e cerâmicas a partir do ano 1963. Ele seguiu com as obras até o ano de sua morte, em 1989;
  • O espaço é dominado por cacos originados de diversos lugares. Alguns deles vieram diretamente do Palácio do Planalto. Eles haviam sido um presente da esposa do ex-presidente Ernesto Geisel;
  • O proprietário do extinto Café Pérola, na Praça 7, em BH, também foi um dos fornecedores de cacos;
  • Nela, você consegue ver variados mosaicos, esculturas de cachorros, cabras e a elefante “Fifi”; 
  • Adquirida pela Prefeitura em 1991, ela foi tombada em 2000, de acordo com o decreto 10.445; 
  • Sendo muito conhecida na cidade, enquanto estava aberta, recebia cerca de 300 visitantes por mês, conduzidos pelos cômodos por guias. Esse modelo será mantido em seu novo momento. 

 

A restauração 

 

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

 

Fechada há 15 anos, o local chama a atenção de quem passa em sua rua e, desde então, mobiliza os moradores e apreciadores da cidade a pedirem ao governo local a sua abertura e, agora, parece que o pedido surtiu efeito, pois o casarão passará por uma restauração completa ainda este ano. 

A promessa vem desde 2014, quando uma empresa foi contratada para a restauração mas a falta de dinheiro fez com que o projeto fosse paralisado. Mas agora a informação foi confirmada pelo diretor de Políticas de Memória e Patrimônio Cultural da Prefeitura de Contagem, Thomaz dos Mares Guia Braga. 

“A comunidade sempre cobrou que a casa fosse reaberta. Agora temos a verba empenhada e vamos tentar começar as obras no mais tardar no início de novembro”

Os recursos vêm do ICMS Cultural e garantirá todo o restauro, sua restruturação e a ampliação de um anexo de dois andares, com uma varanda de vidro. A previsão de inicio é “no mais tardar no início de novembro” e a reabertura deve ser, mais ou menos, 180 pós o começo das obras. 

 

Onde fica? 

R. Ignez Glanzmann de Almeida, 132 – Bairro Bernado Monteiro – Contagem – MG

Foto em destaque: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.